A castração em cães e gatos é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção dos órgãos reprodutivos do animal, como os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos. Além de ser uma prática comum para controlar a reprodução, a castração também traz benefícios para a saúde e o comportamento dos bichinhos.
Em relação à saúde, a castração pode ajudar a prevenir doenças reprodutivas, como tumores e infecções no útero e tumores mamários em fêmeas, e problemas de próstata em machos. Além disso, pode reduzir a incidência de certas infecções e doenças sexualmente transmissíveis.
No que diz respeito ao comportamento, a castração pode contribuir para a diminuição de comportamentos indesejados, como marcação de território, agressividade e tentativas de fuga em busca de acasalamento. Também pode reduzir a ansiedade relacionada ao cio em fêmeas e a busca por parceiros em machos.
É importante ressaltar que a cirurgia de castração deve ser realizada por um médico veterinário qualificado e que o pós-operatório requer cuidados específicos para garantir a recuperação adequada do seu animalzinho. A opção por essa cirurgia é uma decisão importante e que deve levar em consideração o bem-estar e a saúde do animal.
Acreditava-se que a castração precoce (6 meses de vida) era a melhor opção para todos os animais. Mas atualmente, estudos apontam que castrar o pet muito jovem pode causar impacto no desenvolvimento ósseo, articular e muscular, especialmente em cães de raças grandes e gigantes.
Castrar seu animal antes da maturidade esquelética completa pode aumentar o risco de certas condições, como displasia da quadril e do cotovelo, assim como outras doenças articulares. O desenvolvimento muscular também é afetado em comparação com animais não castrados.
Recomenda-se então aguardar o seu peludo completar pelo menos 1 ano e meio de idade para a realização da cirurgia ou fazê-la antes dele atingir a terceira idade.
Geralmente, considera-se que cães e gatos entram na fase idosa por volta dos 7 a 9 anos de idade, mas isso pode variar de acordo com a raça e o porte do animal. Cães de raças maiores tendem a envelhecer mais rapidamente do que cães de raças menores.
Cada animal é único, e recomenda-se sempre discutir os prós e contras da cirurgia com seu veterinário de confiança para tomar a melhor decisão para o seu melhor amigo.
Abraço carinhoso da Vet!