Copa Montes Claros e a visibilidade ao futebol feminino na região do Grande Village

O Brasil irá sediar a Copa do Mundo feminina de futebol em 2027. O Congresso da Fifa escolheu o país no último dia 17 de maio. A 10ª edição vai ser a primeira realizada na América do Sul. Longe dos grandes centros e comunidades consideradas à margem, competições são promovidas para dar acesso e visibilidade a mais jogadoras que queiram viver da modalidade.

É o caso da Copa Montes Claros, que teve a primeira rodada do naipe feminino realizada nesse domingo (19). As Meninas de Honra venceram, por 2 a 1, o Vila Real. No outro embate, Futsalto derrotou o Águias Minas pelo placar apertado de 1 a 0.

O torneio, realizado pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), via emenda parlamentar cedida pela deputada estadual, Leninha (PT), tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).

Protagonimo e visibilidade para o futebol feminino

Para a goleira Luiza, do Meninas de Honra, é uma oportunidade importante para as integrantes do time. “Estamos felizes em participar da Copa. É muito importante dar esse incentivo ao futebol feminino. Estamos com a expectativa boa e em busca da vitória”, comentou.

Já a meia-esquerda, Vitória Ferreira, do Vila Real, fala da relevância de torneios dessa envergadura para incentivarem o futebol feminino. “Muito importante porque no Norte de Minas quase não tem campeonato de campo, principalmente agora que teremos uma Copa do Mundo. Tem muitas meninas que ainda têm um futuro brilhante pela frente. Esse tipo de campeonato melhora a nossa modalidade, porque dá visibilidade”, disse.

Renatinha é da equipe do Futsalto. Ela destacou a visibilidade que a Copa pode oferecer aos projetos desenvolvidos na cidade. “Estou muito feliz em participar da primeira Copa Montes Claros. Uma visibilidade muito grande para o futebol feminino. Temos sete anos que jogamos aqui. Nunca tivemos essa oportunidade. Para nós, o resultado não vai ser o potencial. O potencial será participarmos e trazermos mais esperança para quem tem o time”, ressaltou.

De acordo com a presidente do Águias Minas, a ideia é trabalhar também com meninas na categoria sub-12. Com esse campeonato, contudo, despertará o desejo das mais novas.”Essa competição vem trazer um protagonismo para o futebol feminino e a importância do esporte para as mulheres. Lembrando que teremos a Copa do Mundo em 2027, no Brasil, e isso vem desenvolver o futebol feminino e trazer mais protagonismo também”, frisou.

Decisão no Masculino

No Masculino, nesse domingo, também aconteceu os jogos decisivos. Na Final da 1ª Fase, Costela venceu o Almécegas por 2 a 1, no duelo pela Região do Santos Reis. No Grande Village, Amigos do Gordo venceu o Impossível do Renascença, por 2 a 1.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.