Agora é oficial! Pela primeira vez na história, a base de uma equipe de voleibol do Norte de Minas disputará a maior competição nacional. O Montes Claros Vôlei representará a região no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), na categoria Sub-16 (nascidos em 2009), dos dias 09 a 14 de julho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Após o encerramento das inscrições para o CBI Masculino na categoria, foram definidas as equipes por sede. A distribuição, no entanto, foi feita com base no ranking (https://cbv.com.br/cbi/#da) da categoria da temporada 2022/2023 e por ordem de inscrição com os clubes não ranqueados.
Para essa categoria, foram 35 inscritas, com teto de 16 times nas classificatórias das categorias Sub-16, Sub-17 e Sub-19.
Os meninos do MOC Vôlei terão na Chave A: Minas Tênis Clube-MG, Centro Olímpico-SP, Santa Mônica-PR, Clube do Remo-PA, Academia Vôlei-MG, Sada-MG, Desportivo-RN, Campo Vôlei-MS, Nosso Clube-PE, Montes Claros-MG, Sport Recife-PE, Praia Clube-MG, Vôlei Renata-SP, Ceará Sporting-CE, Hien Kan-AM e Sogipa-RS.
“Estamos treinando forte com foco no CBI em julho. Já é possível perceber uma evolução, principalmente, na parte tática do nosso time. Acredito que estamos com um conjunto bom em quadra. O time está bem entrosado”, comentou o técnico Norberto Gorayéb.
Para o gestor Andrey Souza, o clube busca lapidar talentos e é motivo de orgulho marcar este momento histórico, bem como realizar o sonho de muitos jovens que sonham em participar de torneios a nível nacional.
“O sonho de toda a população do Norte de Minas e amantes do voleibol é ter uma estruturação de categoria de base em Montes Claros. Hoje, é uma realidade, com atletas de toda a região e de outros estados. Pela primeira vez na história, teremos um equipe disputando a principal competição de base do Brasil, com os grandes formadores, que é o Sada, Minas, Vôlei Renata e as demais principais equipes do país. A nossa base vem chegando forte, claro, será uma experiência. Mas, pode ter certeza que é o pontapé inicial para trabalhar esses atletas e pensar no futuro”, descreveu.
Forma de disputa
De acordo com o regulamento, a fase classificatória terá quatro grupos de quatro equipes, com a obrigatoriedade de três sets jogados. A Fase Final, por sua vez, conta com os dois mais bem colocados de cada grupo, que avançam para as quartas de final, sendo 1A x 2D, 1B x 2C, 1C x 2B,1D x 2A. Serão jogados em melhor de cinco sets, com as semifinais e finais decididas em melhor de cinco sets.
O sistema de disputa da Etapa Final, portanto, será todos contra todos na primeira fase, jogados em três sets obrigatórios. A fase final desta etapa será feita por cruzamento olímpico, com os quatro melhores colocados na classificação geral. As semifinais e finais serão jogados em melhor de cinco sets