Montes Claros: Praça da Catedral terá área verde com coreto e bancos

A Prefeitura de Montes Claros homologou o resultado do processo de licitação das obras de reforma da Praça Pio XII, mais conhecida como Praça da Catedral.

Após a emissão da ordem de serviço pelo Município, a empresa vencedora da licitação terá o prazo de seis meses para a conclusão da obra, que irá criar um local mais harmonioso, com calçadas acessíveis para pessoas com deficiência, área verde, bancos e mobiliários urbanos que, instalados junto com um coreto, realçarão a beleza da praça, que está em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a qual completará 75 anos em 2025.

O investimento inicial para a obra estava previsto em cerca de R$ 823 mil, valor que foi reduzido em 11,3% (um desconto equivalente a R$ 93 mil) pela disputa entre as empresas. Prevista no Programa de Investimento no Cidadão (PIC), a intervenção pretende melhorar o ambiente urbano, contribuindo com o incremento à mobilidade, propiciando segurança, comodidade e fluidez ao tráfego de pedestres.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

A construção da Catedral  foi iniciada na década de 1920 e concluída em 1950. Tem características arquitetônicas no estilo neogótico, trazendo como elementos significativos o verticalismo, a rosácea, os vitrais, as terminações em agulha e o emprego de rendilhados e relevos na ornamentação exterior.

Sua estrutura externa possui uma torre central e duas menores nas laterais, todas as suas janelas são de vitrais coloridos com detalhes dourados e prateados e nos altares com representações das famílias nobres da época da construção, sendo o teto em abóbada de berço mensurada, sem decoração. Recentemente recebeu algumas restaurações e pintura nova, além de uma reforma que mudou o piso, mas suas características originais se mantêm inalteradas.