Montes Claros dá início à campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Fábio Marçal

Com os objetivos de mobilizar e convocar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos da parcela mais jovem da população, a Prefeitura de Montes Claros, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde realizou, na manhã dessa terça-feira, 14, no Parque Municipal Milton Prates, a abertura oficial da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em celebração à Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O prefeito Humberto Souto e o vice, Guilherme Guimarães, participaram da solenidade, juntamente com secretários, servidores, entidades e instituições do terceiro setor, além de centenas de crianças e adolescentes.

Aurindo Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Social, destacou que “essa semana é um momento de conscientização. Mas precisamos destacar que o empenho de todas as entidades e secretarias acontecem ao longo de todo o ano, com diversas campanhas educativas em escolas e outros espaços através dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Conselho Tutelar e outras entidades”.

Patrícia Jabbur, diretora de Qualificação Profissional Emprego e Renda da Prefeitura e articuladora do Selo Unicef no Município, enfatizou que “através da intermediação de todas as secretarias e diversas instituições, estamos mais uma vez celebrando esse momento em busca da defesa dos direitos da criança e do adolescente”.

A secretária de Esportes e Juventude da Prefeitura, Juliana Peixoto, disse que o evento é de fundamental importância: “quero aproveitar esse momento e convidar todas as crianças e adolescentes para conhecer as estruturas da Secretaria de Esportes e todas as atividades oferecidas, porque o esporte é um instrumento transformador para nossa sociedade”.

Fabiano Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, frisou que “estamos à disposição para oferecer as dependências do nosso parque para a educação ambiental. Assim como esse evento defende a vida, aqui também defendemos a vida, com muitos ensinamentos sobre a natureza e o meio ambiente”.

Foto: Fábio Marçal

A secretária de Educação, Rejane Veloso, afirmou que “essa é mais uma parceria entre as secretarias e diversas entidades, para proporcionar às nossas crianças e adolescentes uma grande proteção contra os abusos. Essa semana é um momento importante para a conscientização, mas é importante registrar que essas ações são realizadas durante todo o ano”.

Programação – A semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes prossegue com uma ampla programação em diversos pontos da cidade.

No dia 15, quarta-feira, acontecerá, a partir das 9 horas, diversas apresentações na entrada da Prefeitura, na avenida Cula Mangabeira.

No dia 16, a partir das 8h30, acontecerá uma blitz educativa na Praça Doutor Carlos, com ações educativas, apresentação do Trilha da Leitura, apresentações de jiu-jtsu pelo Instituto Marcos Barbosa e apresentação dos alunos da Apae.

No dia 17, sexta-feira, acontecerão, na Câmara dos Vereadores, apresentações de dança do Instituto Fé e Alegria e palestra com Iara Wanderley Biondi, analista da Polícia Civil, psicóloga e especialista em clínica psicanalítica.

Do dia 19 até o dia 31 de maio serão realizadas ações preventivas nos 11 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com rodas de conversa com as famílias, em parceria com os Conselhos Tutelares.