A Secretaria de Saúde de Montes Claros anunciou a abertura de 47 leitos pediátricos de UTI e 13 de enfermaria, nessa quinta-feira (9), através de um vídeo postado nas redes sociais. As informações foram divulgadas pela secretaria de Saúde, Dulce Pimenta.
A abertura das vagas surge no momento em que Montes Claros passa por uma crise na saúde, devido o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda em crianças pequenas.
O município, que é referência em saúde para várias cidades da região e de outros estados, está lidando com as dificuldades para internação de crianças. Na última sexta-feira (3), uma menina, de oito anos, morreu após falta de leitos na UTI. Com a falta de vagas nos hospitais e palnos de saúde, além do aumento desenfreado de crinças doentes, Montes Claros decretou situação de emergência na mesma data, em 3 de maio.
Convênio com os hospitais
“Neste momento de crise, com aumento das síndromes respiratórias agudas, o município de Montes Claros, através do decreto de emergência em saúde pública conseguiu fazer a compra de mais leitos pediátricos para atender a essa situação”, afirmou Dulce Pimenta.
A secretária ainda afirmou que Montes Claros dispunha de 12 leitos de UTI pediátrica e que as novas vagas serão disponibilizadas em hospitais da cidade, atrés de convênio firmado. As vagas foram distribuídas entre o Hospital Universitário, Hospital das Clínicas Mário Ribeiro e a Santa Casa.
Nessa semana, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) anunciou a abertura de mais sete leitos, sendo duas vagas disponíveis para UTI. O Hospital das Clínicas inaugurou também mais 10 UTI’s na última segunda (6).
Os leitos do HU, poderão ser utilizados a partir da próxima semana. O Hospital das Clínicas Mário Ribeiro já se encontra em funcionamento, disponibilizando as vagas do convênio para atendimento das crianças.