Nessa quinta-feira (9), o Governo de Minas anunciou o início das obras de pavimentação da LMG-629, que conecta Rio Pardo de Minas a Mato Verde. Este projeto visa não apenas aprimorar a infraestrutura viária, mas também impulsionar o desenvolvimento regional e a qualidade de vida dos cidadãos.
A execução dessas obras será conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), abrangendo um trecho de 32 quilômetros entre os mencionados municípios. O projeto será realizado em duas fases e deverá beneficiar diretamente e indiretamente mais de 250 mil habitantes locais.
Essas intervenções são parte integrante do programa Provias, o qual representa o maior conjunto de investimentos rodoviários dos últimos dez anos em Minas Gerais. O primeiro lote, com extensão de 9,5 quilômetros, terá seu edital publicado em julho, com previsão de início das obras ainda neste ano, durante o segundo semestre, demandando um investimento aproximado de R$ 29,5 milhões.
Estima-se que o investimento total para a pavimentação de 22,5 quilômetros seja de cerca de R$ 69,5 milhões, com o edital para esta segunda fase a ser publicado no primeiro semestre de 2025.
O anúncio foi feito em evento realizado no Edifício Tiradentes, em Belo Horizonte, e contou com a presença do vice-governador Professor Mateus, do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, e de outras autoridades.
Para o vice-governador, a obra é um compromisso do Governo de Minas com a região. “É uma questão de responsabilidade, para nós, conseguir anunciar finalmente a retomada dessa obra, que foi planejada há 40 anos e que, infelizmente, foi abandonada desde então. É uma enorme alegria, hoje, garantir que há o recurso para a primeira etapa, e que já estamos com o projeto em andamento para licitar essa obra nos próximos meses. Sabemos que essa ligação de Mato Verde até Rio Pardo significa a junção de duas das regiões mais importantes do Norte do Estado, que é o Alto Pardo com a Serra Geral”, afirmou Professor Mateus.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou que este é mais um avanço para Minas. “Vale ressaltar que temos obras em execução em todo estado. Temos um desafio de melhorar nossa malha viária, sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas estamos trabalhando e com a certeza de que estamos no caminho certo. O mineiro já começa a sentir a diferença ao trafegar pelas estradas de Minas”, disse.
O DER-MG também já trabalha na revisão do projeto para a execução da segunda etapa, inclusive no que se refere aos procedimentos para licenciamento ambiental da obra e no detalhamento da planilha de custo e orçamento dos serviços. “A gente usou os primeiros meses do ano para fazer a atualização do projeto. Mas vale ressaltar que, em relação à primeira etapa, tudo está pronto. A gente pretende lançar o edital de licitação ainda no primeiro semestre e dar início às obras na segunda parte do ano”, explicou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
Importância da obra
A estrada em questão conecta as regiões de Serra Geral e Alto Rio Pardo, preenchendo uma lacuna crucial para o acesso da população de várias cidades ao centro de saúde em Taiobeiras, onde está situado o principal hospital da área. Este trecho é frequentado por ambulâncias, equipes do Samu e veículos que transportam pacientes para tratamentos como hemodiálise.
Após a conclusão das obras, a infraestrutura resultante promoverá a integração regional, estabelecendo uma ligação pavimentada entre Taiobeiras e a LMG-635. Isso facilitará a mobilidade da população e o transporte da produção agrícola e pecuária de inúmeras localidades, incluindo Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Catuti, Mato Verde, Santo Antônio do Retiro, Montezuma, Rio Pardo de Minas, Novo Horizonte, Salinas, Rubelita, Coronel Murta e Araçuaí. Além disso, abrirá caminho para o acesso ao Sul da Bahia, partindo da BR-251.
“Isso significa, obviamente, mais segurança, melhor circulação das pessoas e condição de integração das redes de saúde. Mas, mais do que isso, ela significa condição de escoamento de produção e, portanto, a criação de uma nova via de acesso para as cargas, o que significa incremento na atividade econômica para toda a região”, ressaltou o vice-governador.
A construção da estrada trará vantagens significativas para a educação, simplificando o deslocamento dos estudantes até as faculdades localizadas nas proximidades da Serra Geral. Em termos logísticos, a criação de uma nova rota de transporte será uma mudança positiva, permitindo que os usuários da via percorram entre as duas regiões e retornem à área central do estado sem a necessidade de seguir e retornar pela mesma estrada. Isso resultará em uma redução nos custos de transporte.
No setor industrial, um exemplo claro dos benefícios é a cidade de Taiobeiras, que já se destaca como um polo de produção têxtil, concentrando-se principalmente na fabricação de lingerie. Além disso, o município está emergindo como um centro importante na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).