Escola de Saúde de Minas abre inscrições para Especialização em Saúde pública

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) anunciou nessa quinta-feira (2) a abertura das inscrições para o curso inaugural de “Especialização em Saúde Pública – Sistema Prisional (2024-2026)”. Destinado a profissionais de saúde que trabalham no Sistema Prisional de Minas Gerais, esta especialização marca um marco importante como a primeira do gênero oferecida pela ESP-MG.

As inscrições estarão abertas até o dia 3 de junho e podem ser feitas enviando a ficha de inscrição e documentos exigidos pelo correio ou entregando pessoalmente na sede da ESP-MG. Todas as instruções detalhadas estão disponíveis no edital do processo seletivo.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, das quais 35 são reservadas para servidores efetivos da Sejusp, incluindo médicos, analistas e assistentes executivos de defesa social com atuação na área de saúde dentro do Sistema Prisional. As cinco vagas restantes são destinadas a profissionais das equipes de Atenção Primária Prisional vinculadas a municípios credenciados no âmbito da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

O curso tem como objetivo principal proporcionar uma formação crítico-reflexiva aos profissionais de saúde do Sistema Prisional, visando contribuir para a implementação da PNAISP e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

Com duração de 18 meses, o curso está programado para iniciar em agosto de 2024 e terminar em abril de 2026, com 15 meses de aulas presenciais e três meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas presenciais serão realizadas três dias por mês, de quarta a sexta-feira, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte.

A carga horária total do curso será de 400 horas, com 360 horas dedicadas às aulas presenciais e 40 horas para o TCC.