As cidades do Norte de Minas Gerais receberam as primeiras doses de vacinas contra a dengue, nessa última quinta-feira (2).
De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, 7.083 doses foram distribuídas para os municípios nesse esquema:
- Montes Claros: 6.577
- Claro dos Poções: 119
- Itacambira: 69
- Glaucilândia: 43
- Juramento: 62
- Mirabela: 213
A Superintendência esclareceu que a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Minas Gerais, Josiane Dias Gusmão, explicou em videoconferência à respeito do público-alvo que receberá a vacina. Segungo as informações, as secretarias municipais de saúde poderão definir a logística para a imunização do público de 10 a 14 anos, neste primeiro momento. “Cada município conhece a sua realidade e, por isso, poderão adotar como estratégia a vacinação inicial dos adolescentes de 10 e 11 anos e expandir, gradativamente, a faixa etária”, explicou.
Ainda de acordo com a SRS, relatórios da Secretaria de Estado de Saúde infromam que o Norte de Minas tem 77.652 possíveis casos de dengue e 18.472 casos positivados. A região soma 18 óbitos por dengue, e 29 mortes estão sendo investigadas.
De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde (Cievs), mesmo com a vacinação contra a doença, é preciso que a população e a administração pública sigam no trabalho de eliminação de focos, para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Isso porque, além da dengue, o vetor transmite outras doenças, como chikungunya, zika, febre Oropouche e do Mayaro, estas últimas com casos já detectados no país”, alertou, Agna Soares da Silva Menezes.