Consumir é o desejo de ter o necessário para subsistir, como exemplo adquirir alimentos. Consumismo é o contrário, o desejo de possuir ou ter para além da necessidade. Muitas das vezes, somos bombardeados pela propaganda e marketing incessantes, que coloca como necessidade algo supérfluo ou de não prioridade no momento que necessitamos imediatamente. No comportamento , quem adquirir a última novidade ou bem, será feliz , realizado e pleno.
Então, o indivíduo compra de forma frenética, pois o mercado do lucro, impõe de forma imperiosa na mente das pessoas. Esse consumo exagerado e desnecessário, é semelhante a dependência química. A propaganda coloca pessoas alegres, bonitas e felizes comprando. Sendo assim, acreditam que também comprando será felizes como aquelas pessoas.
Isso em consequência cria um estado de coisas, que leva a angústia e frustração ,quando não pode comprar. Mesmo as pessoas de poder aquisitivo menor, faz o mesmo processo de quem pode mais, só mudar o valor e marcas, pois a compulsão por comprar e a falsa felicidade de ter, ambos são iguais.