Marcha da Maconha acontece em Montes Claros

Foto: Luiz Fernando Petty.

No sábado, 20 de abril, a partir das 16 horas, acontecerá a Marcha da Maconha em Montes Claros, com concentração na Praça da Matriz e percurso até a Avenida Sanitária. O evento coincide com o “Dia da Maconha”, uma data celebrada anualmente com mobilizações e debates sobre a descriminalização e regulamentação da cannabis.

A origem do “Dia da Maconha” remonta aos anos 1960-1980 nos EUA, popularizado pelos festivais de música hippie. A data, 20 de abril, é associada ao termo “4e20”, que se originou em San Rafael, Califórnia, quando um grupo de amigos se reunia para fumar às 4:20 da tarde. Essa hora se tornou simbólica para os usuários de maconha.

O debate sobre a maconha evoluiu de uma simples questão de legalização para incluir temas como uso medicinal e saúde pública. A Marcha da Maconha não é apenas sobre consumo, mas também sobre conscientização e defesa de políticas mais inclusivas em relação à erva.

Na divulgação do evento em Montes Claros, organizadores informam que marcham pela ”legalização justa, benefícios medicinais, redução da criminalidade e educação e conscientização”. Destacam também que o evento é pacífico, com discursos informativos e oportunidades de networking.

Veja:

Foto: Divulgação.