Morre ex-prefeito de Januária Cleuber Carneiro, aos 84 anos

Cleuber Carneiro quando exercia a função de Deputado Federal, na ALMG. Foto: Helena Leão/Divulgação

O ex-prefeito de Januária, Cleuber Brandão Carneiro, morreu nessa segunda-feira (15), na capital mineira, Belo Horizonte. O político tinha 84 anos, e a causa da morte não foi divulgada.

Ele trabalhou também como vereador, deputado estadual, por duas décadas, e deputado federal por oito anos. Cleuber nasceu na cidade de Paratinga-BA, em 27 de janeiro de 1940. Na vida adulta, mudou-se para Januária, interior do Norte de Minas. Na cidade, acabou vivendo por muitos anos, além de atuar na região como advogado, professor, produtor rural e comerciante.

Segundo a família, o corpo do ex-prefeito será velado e enterrado em Januária. O velório deverá começar a partir das 12h desta terça, e o sepultamento foi marcado para ter início às 9h de quarta-feira (17).

Em notas enviadas à imprensa, órgão públicos lamentam a morte de Cleuber Carneiro. Veja a seguir.

Prefeitura de Januária

A Prefeitura de Januária decretou luto por três dias. Em documento, a gestão informa que o político  “prestou inestimáveis serviços ao município como cidadão, vereador, prefeito e deputado”. Além disso, destaca profundo pesar ao ocorrido.

ALMG

“Como deputado estadual, Cleuber foi membro da Assembleia Constituinte, eleito em 1986 pelo então partido PFL. Presidiu várias comissões no Legislativo e chegou a ser 1º vice-presidente da ALMG, entre 1989 e 1990. Depois, elegeu-se deputado federal, cargo que ocupou entre 1999 e 2007”, informou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais-ALMG.

Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nota sobre a morte do ex-parlamentar, reconhecendo as inúmeras contribuições de Cleuber Carneiro ao longo da vida pública para o desenvolvimento do ensino superior na região do Norte de Minas, em especial, à terra em que escolheu para se consolidar, Januária. Carneiro foi um dos que contribuíram para a instalação do campus da Unimontes na cidade.

“Deputado constituinte, Cleuber Brandão Carneiro teve destacada participação no processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Constituição Mineira, promulgada em 15 de setembro de 1989”, destaca um trecho da nota enviada à imprensa.