Montes-Clarenses cobram providências do município após fortes chuvas causarem estragos e prejuízos

Imagem: Redes Sociais/ Circulação

As fortes chuvas na noite dessa quinta-feira (04), em Montes Claros, no Norte de Minas, causaram diversos estragos, deixaram diversas pessoas ilhadas, carros e motos arrastados pela forte correnteza e muitas famílias tiveram as casas alagadas e tiveram muitos prejuízos.

   

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 69 milímetros nas últimas 24 horas, a média histórica para abril é de 41,5 milímetros. A noite, durante e após o temporal, o que mais se via nas redes sociais eram vídeos de bairros da cidade com ruas alagadas, em muitos a água passava da metade dos pneus de veículos.

Segundo o Corpo de bombeiros, foram atendidas um total de 45 (quarenta e cinco) ocorrências relacionadas as intensas chuvas, sendo 30 (trinta) relacionadas a inundação e alagamento, 6 (seis) relacionadas a desabamento, 6 (seis) relacionadas a salvamento de pessoas em residências inundadas, 2 (duas) relacionadas a corte de árvores e 1 (uma) relacionada a salvamento de pessoa ilhada.

A moradora da rua Moacir José Vieira no bairro Vila Greice, Rosenir Soares foi uma das diversas pessoas que tiveram prejuízos, a Amanda que é filha dela contou ao Portal Webterra que essa não é a primeira vez que alaga no bairro, por ser realizada obras no local e estavam se sentido em segurança se caso chovesse.

“Minha mãe optou por reformar a casa, aumentar o passeio, o piso, mas mesmo assim não resolveu. A gente não esperava que essa chuva seria tão forte a ponto de invadir a casa e causar tanto estrago”.

Ela contou que os seus pais perderam a geladeira, um armário e diversos alimentos. Amanda pede ajuda para seus pais e quem tiver interesse basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (38)98844- 2455.

Nas redes sociais, moradores reclamaram e pediram mais investimentos por parte do município.

“Montes claros precisa de tantas coisas, como melhorias no asfalto, mais escolas, médicos, postos de saúde, hospitais, e não estádio de futebol”.

“Asfalto de péssima qualidade, não falo da chuva dessa noite, mas qualquer chuva mais forte um pouco já começa desfazer o asfalto, farelo de soja, dois gasto, fazer e refazer”.

“O asfalto do Ibituruna tá um lixo e ninguém toma providência”.

Diante das reclamações de como a cidade ficou após as chuvas, a nossa equipe procurou a Prefeitura de Montes Claros para saber o que a administração planeja fazer para resolver a grande quantidade de buracos no asfalto, situação de drenagem nas ruas e avenidas, limpeza de bueiros.

COMUNICADO

A Prefeitura de Montes Claros informa que, na noite dessa quinta-feira (04) e madrugada de sexta, houve precipitação de chuva intensa, fora do padrão, principalmente por ser no mês de abril. Foram aproximadamente 90 mm em cerca de duas horas, o que ocasionou vários pontos de alagamento pela cidade. A Prefeitura já está fazendo o levantamento dos reparos necessários para realizá-los o mais rápido possível. Reiteramos que a Administração executou mais de 20 km de rede no maior programa de drenagem já realizado na cidade e continua trabalhando para corrigir esse problema que assola a cidade há décadas.

 

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.