Foi realizado na manhã dessa segunda-feira, 25, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura, um evento para anunciar investimentos em segurança pública na área urbana e na zona rural de Montes Claros. Participaram da cerimônia o prefeito Humberto Souto, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, secretários municipais, integrantes de órgãos de segurança pública, da sociedade civil organizada, além de representantes de diversos órgãos de imprensa.
Durante o evento foi lançado o edital para licitação do programa de monitoramento “Moc Inteligente”. O programa será implantado nas zonas urbana e rural e vai contar com câmeras de reconhecimento facial e com inteligência artificial, que auxiliarão na segurança da nossa cidade.
Além disso, foi lançado ainda o edital para abertura de concurso para a Guarda Municipal. Ao todo, serão 60 vagas para o cargo de Guarda Civil.
Durante a cerimônia, foram entregues ainda diversos equipamentos para a Guarda Civil Municipal. Foram adquiridos ao todo 6 motocicletas, uma viatura e um van adaptada, para que sirva como base móvel da Guarda.
Em sua fala, o secretário de Defesa Social de Montes Claros, Anderson Chaves, destacou a importância do investimento. “Este é o maior investimento em segurança pública da história de Montes Claros. Isso mostra o comprometimento da administração com o fortalecimento da Guarda Municipal”, disse.
O vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou o pioneirismo de Montes Claros ao implantar este programa. “O ‘Moc Inteligente’ revela a Montes Claros do futuro, com uma atuação inovadora, em parceria com os demais órgãos de segurança”, pontuou.
O prefeito Humberto Souto destacou que este tipo de investimento só é possível graças à saúde financeira do município. “Hoje Montes Claros tem condições de fazer investimentos assim graças a uma gestão séria, que permite que possamos investir na qualidade de vida dos cidadãos”, finalizou.
Servidores públicos municipais terão reajuste de 10%
O prefeito Humberto Souto também anunciou durante a cerimônia o reajuste de 10% para os servidores públicos em 2024.
O reajuste será retroativo a janeiro. O Projeto de Lei foi assinado pelo prefeito e enviado para a Câmara Municipal. Ele agora deverá ser votado pelos representantes do Legislativo.
“Nós poderíamos simplesmente ter corrigido a inflação, mas fomos além, para valorizar quem realmente faz a diferença nos ótimos resultados desta gestão. Ninguém faz nada sozinho e só temos conseguido este excelente trabalho graças a cada servidor do município. Por isso, nada mais justo que valorizar com um reajuste real”, disse.