É normal que quando um novo ano comece, a gente estabeleça metas e se anime para cumpri-las, mas agora que já estamos quase em abril, essa animação pode estar acabando e aquele plano de ser mais ativo esse ano já pode começar a falhar.
E, quando as pessoas estabelecem metas irreais que as deixam desanimadas, isso fica ainda pior.
Portanto, a chave para se preparar para o sucesso das metas de condicionamento físico é concebê-las com o método Smart em mente. Essa abordagem testada e comprovada trabalha com metas que são:
- Específicas: os objetivos são claros e definidos. Por exemplo, “treine três vezes por semana” em vez de “se exercite mais”.
- Mensuráveis: há uma maneira de acompanhar seu progresso, que pode ser registrar os pesos que você levanta ou a distância que corre a cada semana.
- Atingíveis: os objetivos podem ser alcançados de forma viável dentro do prazo definido. Poucas pessoas poderiam treinar para uma maratona em duas semanas, mas muitas poderiam em alguns meses.
- Relevantes: há um porquê que impulsiona sua motivação para alcançar a meta. Talvez você queira se sentir mais forte, mais flexível ou gerenciar uma condição subjacente.
- Oportunos: os objetivos têm um prazo de quatro semanas ou seis meses.
- Geram emoção: Em outras palavras, como será atingir a meta? Você vai se sentir mais confiante? Empoderado? A emoção vai torná-la mais real.
A grande sacada é dividir as metas
Comece com pequenas metas de praticar atividade física por duas ou três vezes na semana, de 30 a 40 minutos. Pense que, estipulando dois a três dias na semana você terá sete oportunidades para executar. Pode ter certeza de que esse tempo já vai fazer muita diferença na sua rotina e trazer benefícios para a sua saúde.
Aos poucos comece a aumentar a frequência dos dias na semana, conforme a rotina encaixar. Outro ponto importante é ver o fim de semana, sábado e domingo, como dias também para treinar. Aproveite os dias livres para estar ao ar livre, fazer as coisas com mais calma e mexer o corpo. Divida o ano em trimestres e estipule as metas para cada um deles, assim você terá para onde se guiar.
Não espere ter motivação todos os dias
Se engana quem pensa que as pessoas ativas acordam todos os dias motivadas para treinar. É necessário mais que isso, é preciso ter disciplina. Nos dias em que a preguiça quiser tomar conta, lembre-se da sensação boa do pós treino, o prazer de ter mexido o corpo e do seu objetivo final.
Busque orientação
Ter orientação de um profissional da área da educação física é essencial. Eles, mais do que ninguém, sabem melhor o que indicar para seus treinos. Somos seres individuais, cada um com sua particularidade. Além de que existem modalidades que não podem ser praticadas por dias seguidos, como corrida. Contar com alguém que oriente é a melhor maneira de prevenir lesões e ter evolução.
Comece agora
Não precisa esperar a segunda-feira chegar, o nosso corpo não sabe que dia da semana é, por isso, comece agora. Pense que o exercício físico é um momento para descansar a mente do estresse e correria do dia a dia. Tire esse tempo para se cuidar, a saúde mental e física agradece.