Um avião com 153 passageiros precisou desviar da rota após os dois pilotos cochilarem por quase meia hora na Indonésia. As informações foram confirmadas pelo Ministério dos Transportes, que irá investigar o ocorrido, de acordo com agência de notícias estatal Antara, citando o diretor-geral da aviação civil do ministério, M Kristi Endah Murni..
De acordo com o relatório, o caso aconteceu no dia 25 de janeiro durante um voo de Kendaro, no sudeste da província de Sulawesi, para a capital de Jacarta. O Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT), confirmou ainda, que o voo estava causando erros de navegação, já que “a aeronave não estava na rota de voo correta”.
Durante o primeiro voo, com destino a Kendari, o copiloto disse ao colega que não havia descansado direito, já que tinha acordado várias vezes durante a noite para ajudar a mulher a cuidar de gêmeos recém-nascidos. O copiloto, então, foi autorizado a descansar e dormiu por cerca de 30 minutos. O voo pousou normalmente em Kendari.
Porém, por volta das 8h, a tripulação fez o trajeto de volta, com destino a Jacarta. Neste voo, o piloto que tinha permanecido acordado na viagem anterior pediu para descansar.
Segundo as investigações, com cerca de 1h30 de voo, o copiloto, que estava no comando do avião, também dormiu. A torre de controle chegou a tentar entrar em contato com a aeronave várias vezes, mas não obteve resposta.
Cerca de 28 minutos depois, o piloto que estava descansando acordou e notou que o colega também havia dormido.
Ninguém a bordo ficou ferido durante o voo, que tinha 153 passageiros e quatro comissários de bordo, e não houve danos à aeronave, segundo o relatório preliminar da KNKT.
O voo BTK6723 durou 2h e 35 minutos e aterrissou com sucesso em Jacarta, conforme a Antara e o relatório preliminar.
[Com informações de Itatiaia]