Localizado na MGC-135, zona rural de Montes Claros-MG na saída para Bocaiúva, Vale do Amanhecer, Templo de Gavã, chama a atenção de quem passa pela rodovia. Com uma arquitetura intrigante, à primeira vista, o Vale do Amanhecer lembra um parque temático.
Mas um vídeo recentemente divulgado nas redes sociais deu a oportunidade para que a curiosidade sobre o local fosse esclarecida para muitos seguidores. No vídeo, o que chama a atenção são as formas geométricas pitorescas presentes na arquitetura do lugar, contribuindo para uma atmosfera vibrante e peculiar do Vale do Amanhecer, Templo de Gavã, que é um dos 800 templos que integram o complexo doutrinário do Vale do Amanhecer, que tem sua sede e fundação em Brasília-DF.
Para o presidente do Templo de Gavã, José Osvaldo Saturnino Diniz, a divulgação do vídeo foi muito bem-vinda, uma vez que muitos seguidores puderam saber mais sobre o espaço espiritual. “Nós gostamos, pois foi uma divulgação para nós, pois o Vale do Amanhecer nos realiza e completa , nos ajuda na evolução”, afirma.
De acordo com o presidente José Osvaldo Saturnino Diniz, o local, que atua sem fins lucrativos, conta com cerca de 200 médiuns que exercem suas atividades espirituais no local.
“Em média atendemos de 30 a 40 pessoas por dia com atendimento espiritual, voltado para a desobsessão. Nossas portas estão abertas para todos, respeitamos todas as religiões. Praticamos uma doutrina espiritualista cristã, com o objetivo de prestar serviços sociais e desenvolver o mediunismo cristão, tudo sob a égide de nosso senhor Jesus Cristo”, explica.
No vídeo é possível notar que o local ainda está em processo de construção. Um dos formatos que chama a atenção é o que muitos seguidores chamaram de “piscina”. José Osvaldo Saturnino Diniz conta que o Templo Gavã é um complexo doutrinário completo com todas as obras doutrinárias deixadas pela fundadora do Vale do Amanhecer, Neiva Chaves Zelaya.
De acordo com ele, o que os internautas visualizaram no vídeo é chamado de Estrela Candente. “Neste local temos colocado peixes para a prevenção de mosquitos. Também temos o templo, vestiários e alojamentos. Ainda falta construir a Estrela de Sublimação e o Quadrante. Já o Turigano está pronto, faltando acabamento”, explica o presidente.
O Vale é conhecido por sua atmosfera mística e esotérica. Com um estilo único, os praticantes da doutrina se destacam por suas roupas coloridas e chamativas. A vestimenta extravagante é uma característica marcante dos praticantes e frequentadores do local, que funciona às quartas, aos sábados e aos domingos, a partir das 19h.
Considerada como a primeira comunidade religiosa constituída na capital do país, o Vale do Amanhecer atua há quase 55 anos no Brasil e em outros países como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Bolívia, entre outros.
As cores, rituais, indumentárias e todo o misticismo que envolve os templos do Vale do Amanhecer mundo afora fazem parte dos rituais na doutrina do Amanhecer. Os médiuns usam inconfundíveis trajes coloridos e luxuosos. O médium e frequentador do Templo de Gavã, Zachio Vieira explica que os rituais são realizados em pares, ou seja, um deles incorpora fisicamente um espírito – seja ele benigno ou sofredores – e outro assume a função de ajudá-lo a voltar ao mundo espiritual.
“Realizamos um trabalho que contempla ajuda ao mundo inteiro, livrando-o de espíritos obsessores que atuam na destruição do mundo influenciando grandes políticos, e grandes administração do mundo”, ressalta.
Os seguidores acreditam que os rituais ajudam os médiuns a reduzirem suas dívidas cármicas, adquiridas durante suas vidas passadas. O público em geral pode frequentar o lugar como paciente. Já os médiuns, são divididos entre mestre (homens), ou ninfa (mulheres). Tem ainda o Doutrinador e o chamado Apará.
Texto por Ana Paula Paixão