Construir músculos e aumentar o percentual de massa magra é um desafio para muitas pessoas. A única forma de manter e melhorar a massa muscular em um processo de emagrecimento é alimentar os músculos apropriadamente e, simultaneamente, queimar a gordura com exercícios. É importante fazer atividade física de forma regular, ter uma alimentação rica em proteína, seguindo, sempre que possível, as orientações de um treinador e nutricionista, para obter os melhores resultados, além de também dar um tempo para o músculo descansar para que possa crescer.
A grande questão é que em um programa de emagrecimento, a maior parte das pessoas reduz a ingestão calórica a níveis baixos, onde o organismo busca energia nos músculos para suprir suas necessidades. A perda de peso ocorre, assim como o percentual de massa magra também. Para evitar que isto aconteça é importante saber estimular a construção muscular para ter o corpo forte e definido.
A alimentação é parte fundamental no processo de ganho de massa muscular, pois fornece os nutrientes necessários para que o diâmetro das fibras musculares possa aumentar, garantido a hipertrofia.
Dicas para ganhar massa muscular de forma rápida e eficiente são:
Fazer exercício de força (musculação);
Treinar de 3 a 5 vezes por semana;
Ter uma alimentação rica em proteínas;
Consumir gorduras e carboidratos antes do treino;
Treinar de forma intensa;
Usar suplementos nutricionais;
Dormir bem;
Hidratação;
Não treinar em jejum;
Orientação profissional.