Os sintomas da dengue no público infantil são semelhantes aos observados nos adultos. Geralmente, a doença aparece por meio de febre, dor de cabeça (atrás dos olhos), dores no corpo, fadiga, fraqueza, manchas, erupções e coceiras na pele.
Em crianças menores, que não se comunicam bem, esses sintomas são menos evidentes. Por vezes, lactentes podem apresentar, somente, febre, irritabilidade e choro fácil.
Devemos sempre combater o vetor da dengue o mosquito Aedes Aegypti, evitando água parada e limpa em locais que podem armazená-la. Lugares muito variados podem acumular desde um pneu, pratos de plantas, até mesmo uma tampa de garrafa pet.
Percebemos que a cada ano que se passa, o número de casos de gravidade tem se ampliado, embora a imensa maioria evoluirá bem, tendo a forma clássica da doença. A criança deve ser avaliada ,de maneira urgente, se evoluir com febre prolongada, por mais de 72h, náusea e vômitos que não cessam, dor abdominal intensa e persistente, prostração acentuada, sangramentos, manchas roxas pequenas ou grandes e dificuldade para
ingerir líquidos.
Em caso de dúvidas ou suspeitas de caso grave da doença, procure o pediatra de sua confiança.