Janaúba, na região norte de Minas Gerais, foi palco de uma intensa operação policial nesta sexta-feira (23). A Polícia Civil deflagrou a Operação Caso Fatal, visando o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária relacionados a um caso de homicídio. Dois homens, ambos com 42 anos de idade, foram detidos durante a ação.
O trabalho investigativo teve início em 26 de janeiro deste ano, após uma vítima ser alvejada por três disparos de arma de fogo enquanto estacionava seu carro na garagem de casa, no bairro Barbosa, em Janaúba. O jovem de 26 anos foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Polícia Civil, à medida que as investigações avançavam, conduzidas pela equipe especializada em crimes de homicídio, surgiram indícios de que o crime teria sido motivado por vingança. Segundo informações apuradas, após descobrir uma traição, um dos investigados teria contratado dois indivíduos para assassinar o amante de sua esposa. Os três teriam então planejado e executado o plano fatal.
A investigação também revelou que, após a morte da vítima, o suspeito em questão empenhou-se em reconciliar-se com sua esposa, inclusive levando-a para uma viagem durante o Carnaval, na tentativa de reconquistá-la.
A delegada Glênia Balieira Torres Aquino, responsável pelo inquérito, informa que, com o conjunto probatório obtido durante os levantamentos, representou pelos mandados de prisão e de busca e apreensão nas residências ligadas aos suspeitos. “Durante as buscas, a equipe apreendeu vários aparelhos telefônicos que serão periciados, visando robustecer as provas colhidas no procedimento em trâmite na unidade policial”, explica a delegada.
A delegada ressalta que a investigação revelou também que os investigados presos, apontados como executores, são considerados de alta periculosidade devido ao histórico deles no tráfico de drogas e em outros diversos crimes. “A morte do rapaz causou muita comoção local, já que não tinha envolvimento com a criminalidade, era um rapaz jovem e trabalhador”, assinala Glênia.
Um Policial Militar, que não quis se identificar, revela que um dos suspeitos que foi preso no bairro São Lucas, é egresso do sistema prisional e que recebeu o benefício de cumprir o restante da pena em prisão domiciliar. “Mesmo sendo um indivíduo de alta periculosidade, ele recebeu esse benefício. Ele é suspeito de participar de diversos homicídios, assaltos e tráfico de drogas na cidade de Jaíba. A polícia militar estava realizando a fiscalização das regras impostas pela justiça, por exemplo, não ausentar a residência após as 22 horas. Contudo, esse episódio nos mostra que é um sistema falho”, fala o PM.
Já em relação ao segundo suspeito que foi preso no bairro Dente Grande, o policial militar revela que “é um velho conhecido dos policiais, com envolvimento em tráfico de drogas, roubos e homicídios, que também estava em liberdade por conta de uma lei de execuções penais arcaicas”, complementa o policial.
Os suspeitos, considerados de alta periculosidade devido a seus históricos no tráfico de drogas e em outros crimes, foram encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento para a completa elucidação do caso.
Texto Ana Paula Paixão