O número de casos prováveis de dengue, chikungunya e zika no Brasil segue em crescimento, e em Montes Claros não é diferente. A Prefeitura decretou na última semana, situação de emergência em saúde pública por conta do aumento de pessoas apresentando os sintomas da doença e esta situação vem preocupando os moradores da cidade.
O município informa que atualmente MOC vive um cenário alarmante de um surto das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, com um crescimento exponencial no número de casos e notificações.
Cláudio Daniel Ribeiro, é barbeiro, e ficou um tempo sem poder trabalhar. Ele relembra que teve dengue e fala das dificuldades que teve ao sentir os sintomas.
“Foi horrível, tive febre, senti muitas dores musculares e nas articulações, fiquei debilitado. Recorri ao médico e após cuidados e medicação amenizou, mas não desejo para ninguém”, conta.
A Prefeitura informou que está desenvolvendo ações de combate, bem como a intensificação das visitas domiciliares e educativas; Dia D de Mutirão de limpeza; resgate de casas fechadas; bloqueios de transmissão com UBV portátil, sempre priorizando as microrregiões com maiores índices de infestação e casos notificados.
A Prefeitura está realizando também um processo de seleção para a contratação temporária e formação de cadastro de reserva de profissionais que atuarão como ajudantes de serviços gerais. A medida se torna necessária para a execução de atividades de limpeza pública, inclusive em lotes vagos, devido a situação de emergência em Montes Claros em virtude do cenário alarmante para a ocorrência de dengue, chikungunya e zika.
LIRAa 2024
O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aeggypti (LIRAa), realizado neste ano, apontou infestação de 8,3% em Montes Claros. Ou seja, a cada 100 locais visitados, mais de oito tinham focos do mosquito, que é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. O último levantamento tinha ficado em 5,96%.
Sinais e Cuidados
Os sinais mais comuns da dengue são: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção por dengue também pode ser assintomática (sem sintomas) ou apresentar quadros leves. No entanto, em casos de suspeita de dengue, o especialista aconselha a buscar atendimento médico.