Estará aberta até o 28 de fevereiro, no Museu Regional do Norte de Minas vinculado a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Exposição “Cores Vivas”, do artista plástico e médico neurocirurgião Marcelo Magalhães. A mostra terá entrada gratuita.
A exposição reúne 45 obras, divididas em 30 telas e o restante de fotografias e desenhos anatômicos.
Conforme explica Marcelo Guimarães, a mostra oferece uma experiência única e envolvente, apresentando um conjunto de pinturas abstratas e figurativas. Destacando a singularidade e a visão marcantes do artista. Ele é pintor autodidata e desenvolveu suas habilidades artísticas recriando desenhos anatômicos durante o seu período de formação como neurocirurgião.
As obras expostas exploram várias linhas artísticas, criando um diálogo visual interessante. A paleta de cores vibrantes é o elemento central, envolvendo o espectador em uma explosão de tonalidades que transmitem emoções e provocam reflexões.
Após concluir seus estudos de medicina na Universidade Estadual de Montes Claros, Magalhães decidiu seguir sua paixão pela neurocirurgia e após ter uma experiência com a produção de figuras anatômicas para o seu livro de neuroanatomia percebeu que havia nascido outra paixão aí.
Por volta de 2015 iniciou sua experiência com fotografia em que logrou com alguns livros de fotografia publicados. A fotografia veio algumas vezes, acompanhada por uma pegada meio histórica, pelo fato de alguns de seus livros apresentarem dados culturais do lugar.
A pintura veio recente, de forma autoditada, seguiu caminhos diferentes, abstrato e figurativismo. Na pintura abstrata, ele utiliza pinceladas ousadas e cores vibrantes para evocar emoções e sensações profundas. Liberdade e o sentimento interior são expressos na mistura de cores antagônicas e muitas vezes pelas linhas.
O Museu fica na Rua Cel. Celestino, 75 no centro de Montes Claros e funciona de 8h às 18h de segunda a sexta-feira.