Nesta sexta-feira, 16, três acidentes trágicos assolaram duas das principais rodovias que cortam o Norte de Minas, deixando um rastro de dor e luto. Sete pessoas, entre elas uma criança de cinco anos de idade, perderam suas vidas em ocorrências nas BRs 251 e 135.
De acordo com as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros e Samu, o primeiro óbito foi registrado durante um acidente no km 240 da BR 251, por volta das 11h35 da manhã, em Santa Cruz de Salinas. Os militares do 9° Pelotão de Bombeiros em Salinas foram acionados para atendimento da ocorrência que envolveu o engavetamento de cinco veículos pesados, sendo um caminhão, um caminhão tanque vazio e três carretas, que carregavam betoneiras, canos e materiais diversos. Os veículos deslocavam de Minas Gerais sentido Bahia.
De acordo com o SAMU, o trecho da estrada operava no sistema “Pare e Siga”. Em virtude disso, uma fila de veículos se formou quando o motorista de um das carretas não conseguiu parar e colidiu com outra carreta à sua frente, desencadeando o engavetamento. Com o impacto, o motorista da carreta que provocou o acidente ficou preso às ferragens e faleceu no local. As demais pessoas envolvidas foram avaliadas pelo SAMU e apenas um outro motorista, de 27 anos, precisou ser socorrido. Após receber os primeiros socorros no local, o paciente optou por recusar a assistência médica em uma unidade hospitalar.
Na parte da tarde, dois chamados de acidentes foram registrados simultaneamente, sendo um na BR 135 e outro na BR 251. As equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 16h20 para prestar atendimento em um grave acidente na Serra de Francisco Sá, km 475, envolvendo um caminhão e um automóvel. De acordo com testemunhas, o carro tentava atravessar a rodovia quando foi atingido pelo caminhão com carga de carvão. Com o impacto, os dois homens que estavam no veículo não resistiram aos ferimentos e faleceram no local. O condutor do caminhão apresentava ferimentos leves.
Já na BR 135, por volta das 16h30, Km 426, próximo a Comunidade de Campo Limpo em Bocaiúva; as equipes de resgate foram acionadas para atendimento de ocorrência de colisão frontal entre dois automóveis de passeio, um Mitsubishi ASX que deslocava sentido Belo Horizonte à Bocaiúva, e um Chevrolet Spin que deslocava sentido Bocaiúva à Belo Horizonte.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no veículo ASX havia cinco ocupantes, sendo uma vítima fatal, uma criança de 5 anos de idade, e quatro vítimas com vida, sendo uma outra criança de 5 anos, um bebê de 10 meses e dois adultos. Entre os feridos, um adulto do sexo masculino foi conduzido pela Aeronave da Policia Militar para a Santa Casa em Montes Claros, e as outras três vítimas foram conduzidas pelo SAMU ao hospital Regional de Bocaiúva.
No veículo Spin, havia quatro ocupantes, todos presos às ferragens. Dessas vítimas, apenas uma jovem de 21 anos encontrava-se com vida sendo retirada e conduzida pela aeronave Arcanjo dos Bombeiros até a Santa Casa em Montes Claros. As outras três vítimas do Spin, sendo dois adultos e uma criança de 11 anos de idade já se encontravam em óbito.
Texto Ana Paula Paixão