Evento promovido pela AEESB destaca ações do Montes Claros Handebol

Na noite dessa segunda-feira (5), na sede da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), foi realizada uma reunião para apresentação das ações da modalidade em 2024. Estiveram presentes atletas, pais, parceiros e autoridades do município.

Durante o evento, foi anunciada a destinação de quantia para contribuir com a participação das equipes nos campeonatos previstos no ano. Os valores foram deliberados pelo deputado estadual Gil Pereira (PP) e pelo vereador Valdecy Contador (CIDADANIA).

“Anualmente, temos um valor que pode ser destinado ao esporte. Estamos destinando ao handebol R$ 110 mil do nosso deputado GIl Pereira, e R$ 50 mil deste vereador. De suma importância para incentivar e que o esporte de Montes Claros seja um dos melhores”, disse Valdecy, representante da Casa Legislativa do município.

Para Mercês Silva, uma das coordenadoras do projeto, a reunião também buscou salientar acerca das atividades que serão desempenhadas na região. “2023 foi um ano de sucesso. Conseguimos sair campeões em categorias que estávamos iniciando. Estamos montando a Liga Norte-mineira, onde já temos Bocaiuva e Pirapora fechadas, para fazermos, neste primeiro semestre, os eventos tanto em Montes Claros quanto nessas cidades”, frisou.

Ainda segunda Mercês, a associação montes-clarense tem sido o braço direito na execução do planejamento. “A AEESB, hoje, é a principal no handebol. Andrey confiou no trabalho e na nossa coordenadora Francis. Sabemos que sem a AEESB não estaríamos onde estamos. Nisso, o handebol só tem a evoluir e crescer. Não só em Montes Claros, mas em todo o Norte de Minas”, finalizou.

Um olhar para a modalidade mais vitoriosa

Presente na solenidade, a secretária municipal de Esportes e Juventude, Juliana Peixoto, destacou o olhar de valorização da pasta em querer estar junto e acredita que mais pessoas farão parte da iniciativa.

“Tenho muita alegria em estar na pasta da secretaria de Esportes e Juventude no momento em que o handebol conquista e eleva o nome de Montes Claros a outro patamar. Sabemos que é um esporte muito democrático. Vemos crianças jovens, adultos e o máster. Para mim, é motivo de honra ver que a Ciça, por exemplo, é a jogadora de Minas. E a gente vê que ela ainda tem tanto para jogar e oferecer. O mais legal de tudo isso é ver que são caminhos que vão se desenvolvendo”, disse.

Já o gestor Andrey Souza reforça o papel da modalidade mais vitoriosa da cidade, que tem elevado o nome da Princesa do Norte a nível estadual e nacional.

“Buscamos viabilizar essa retomada, dar condição para captar e ter parcerias que atendam os recursos humanos e viagens. Esse momento aqui nos dá a condição de união do poder público e privado, para as coisas acontecerem em prol do handebol. Dar a condição real para que os jovens pratiquem a modalidade e nos representem a altura a cidade de Montes Claros.

E para incentivar e contribuir, Andrey explica como funciona e quem pode ‘jogar junto’. Hoje, temos o apoio direto e as Leis de Incentivo tanto estadual quanto federal, onde a pessoa física e jurídica pode apoiar a modalidade. Todas as informações podem buscar aqui conosco da gestão. Estamos captando recursos através de empresários e contadores para que, por meio das arrecadações do imposto de renda, destine o valor às entidades.

Ciça, melhor jogadora do estado

Armadora da categoria Infantil Feminino, a atleta Maria Cecília, a Ciça, foi eleita a melhor jogadora do estado. O resultado saiu neste fim de semana, no evento promovido pela Federação Mineira de Handebol (FMH).

Ela participou, pela primeira vez, do Campeonato Mineiro em 2023 e foi grande destaque. Na final realizada na cidade de Ponte Nova, foi a melhor jogadora, artilheira da competição, melhor armadora-central e Campeã Mineira junto ao grupo.

Além do título individual, Ciça conquistou, ao lado das companheiras, o 3° lugar na categoria melhor equipe de Minas Gerais. “É uma conquista muito grande, não só para mim, mas para o handebol de Montes Claros, as meninas que jogam comigo e minha família. É muito bom ver os olhos dos meus pais cheios de lágrimas e todos felizes por eu ter ganhado um título muito grande”, falou a jogadora.

De acordo com o pai, o Dr. Franco Simões, Cecília vem se destacando pela dedicação em quadra. “Maria Cecília sempre foi do esporte. O handebol a envolveu mais ainda nesse contexto esportivo. Ali, ela desenvolve amizades e disciplina. Isso é importante para mim, pois venho de uma família que sempre gostou de esportes. O fato dela estar envolvida e como ela está, levando a sério e se dedicando, é importante não apenas como atleta, mas como cidadã”, comemorou.

 

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.