O diabetes em animais de estimação, assim como em humanos, é uma condição na qual o corpo é incapaz de regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue. Isso pode ocorrer devido à produção insuficiente de insulina (diabetes tipo 1) ou à incapacidade do corpo de responder adequadamente à insulina produzida (diabetes tipo 2).
Os sintomas do diabetes em pets podem incluir aumento da sede e da micção (aumento na quantidade da urina e frequência de urinar) perda de peso, letargia e alterações no apetite. Se o seu pet apesenta esses ou outros sintomas procure imediatamente um veterinário de confiança para avaliação e orientação específica para o caso dele.
Para um diagnóstico preciso do diabetes em cães e gatos são necessários exames de sangue e urina, bem como uma avaliação detalhada por um médico veterinário endocrinologista.
Os exames e consultas periódicas são importantes para avaliação do estado geral do animalzinho e permitem um diagnóstico precoce de várias doenças.
O tratamento da diabetes canina e felina envolve uma combinação de fatores como:
- Dieta especial à base de ração medicamentosa ou dieta natural balanceada;
- Exercício físico adequado e frequente;
- Administração de insulina (quando necessário);
É fundamental que os tutores sigam as orientações do veterinário para garantir um controle da doença e bem-estar do animal, pois, assim como em humanos, o diabetes animal não tem cura, mas tem controle e tratamento.
Esteja sempre atendo a qualquer alteração que o seu bichinho apresentar e não espere para procurar atendimento. A saúde e qualidade de vida do seu pet depende de você.
Abraço carinhoso da Vet