A cidade de Montes Claros é considerada polo de desenvolvimento da região norte do estado, exercendo notória influência sobre as demais cidades da região, desempenhando um importante papel como centro urbano comercial, industrial e de prestação de serviços. Com localização geográfica privilegiada, o município é considerado o segundo maior entroncamento rodoviário nacional, uma vez que conta com acesso às rodovias BRs 135, 365, 251 e 122 para escoamento de produção diversas.
Mas apesar da relevância e dos avanços, a expansão das redes de telecomunicações nas áreas rurais permanece desafiadora. Segundo a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), em todo o Brasil 13 milhões de pessoas vivem nas áreas rurais sem cobertura de telefonia móvel e internet. As regras da telefonia determinam que as operadoras cubram 80% das áreas urbanas dos municípios.
Entre estes brasileiros está o advogado Leonardo Santamaria, que mora na localidade de Terra de Santa Cruz, que fica a 12 km da área urbana de Montes Claros. Apesar de não ser tão distante, Leonardo fala sobre a dificuldade com as redes de telefonia móvel. “Já deixei várias vezes de atender clientes e até perdi atendimento em delegacia por conta disso”, conta.
Ele, que atualmente utiliza duas operadoras diferentes, fala que já teve que sair de sua residência para procurar sinal de telefone por diversas vezes. “Algumas vezes preciso ligar ou receber ligações e o sinal é horrível. Já tive que sair para buscar um sinal melhor. Já tive situações em que a escola dos meus filhos não conseguiu fazer contato. Então mandaram mensagem pelo aplicativo, porque o que normalmente salva é a internet”, relata Leonardo.
Para a vereadora Graça da Casa do Motor (União), a falta de cobertura de sinal de telefone celular continua a ser um obstáculo significativo, prejudicando não apenas a comunicação cotidiana, mas também o acesso a serviços essenciais e oportunidades de desenvolvimento. Durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, a parlamentar afirmou que muitas comunidades do município ainda enfrentam problemas crônicos de conectividade devido à ausência de cobertura de telefonia móvel e internet.
“Mais de 80 comunidades rurais continuam sem cobertura da telefonia móvel e de internet, a qual se faz necessária para a comunicação e acesso a órgãos públicos, bem como registros de boletim de ocorrência, pesquisas e trabalhos escolares, dentre outros serviços”, relatou.
A vereadora alertou que é necessário chamar a atenção do poder público para a situação. “Precisamos chamar a atenção do Poder Público para que esse quadro seja revertido e que os moradores da zona rural recebam o mesmo tratamento que os que residem na zona urbana, em relação à cobertura de telefonia e internet”, destacou. Atualmente, Montes Claros conta com dez distritos e 200 comunidades rurais.
Texto por: Ana Paula Paixão