Mesmo a poucos dias da festa, ainda é possível preparar o corpo para a maratona de bloquinhos e de eventos que animam o período.
Além de empolgação, curtir o carnaval exige preparo físico, principalmente para os foliões que encaram a maratona de blocos carnavalescos o dia inteiro. A festa pode ser um teste de resistência e requer um bom condicionamento.
O primeiro ponto de atenção deve ser com a fadiga. Com uma festa que dura, em média, quatro dias, as pessoas se desgastam bastante e geralmente aumentam o consumo de bebidas alcoólicas, dormindo menos ou até mesmo a não dormir, e quando acontece, não têm um sono reparador, de boa qualidade.
O aumento da fadiga pode levar a problemas mais sérios relacionados à saúde, desde a baixa da imunidade até a um estado de maior irritabilidade e mau humor, que não combinam com o momento de alegria e divertimento.
A boa notícia é que ainda dá tempo para um upgrade no condicionamento e aproveitar cada minuto da festa. O Carnaval é uma maratona e requer cuidados. A falta de preparo físico pode prejudicar a saúde e ocasionar lesões. É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga, irritabilidade, mau humor e desidratação, sensações que não combinam com o momento de descontração.
A grande maioria dos foliões são pessoas sedentárias que não possuem uma rotina constante e regular de atividades físicas necessárias para tamanho desgaste físico, sem falar nos excessos gastronômicos que incluem uma alimentação desequilibrada, ingestão de álcool e falta de descanso apropriado. No caso da ausência de preparo físico especifico para a maratona do carnaval, aumentamos o risco de algum comprometimento em relação a saúde além da ocorrência de lesões.
Alguns pontos importantes para quem pretende desfrutar de um carnaval sem riscos e com grande dose de energia:
- Caso esteja totalmente sedentário com baixo nível de condicionamento físico, ainda resta tempo para melhorar seu nível de aptidão. Uma dica importante seria você se condicionar através de atividades aeróbias de baixa intensidade, tipo caminhada e ou a própria dança. Esse condicionamento deve ser incrementado com atividades de força e flexibilidade.
- Sempre que o objetivo é perda de peso, gordura, a componente, atividade física e ingestão calórica são fundamentais. Minha sugestão é que a prioridade seja atividades e estímulos que incluam a melhoria da força, musculação e cardio.
- Força e resistência: o treino pode ser feito na academia com a ajuda de equipamentos, ou com o peso do corpo. Os membros mais requisitados durante a curtição de carnaval são as pernas, glúteos, quadríceps e a lombar. Os exercícios têm o objetivo de fortalecer, melhorar a mobilidade, locomoção, postura e amenizar as dores na coluna. Nunca pule o treino de membros inferiores. As pernas são as responsáveis por suportar todo o peso do corpo.
Músculos fracos podem sobrecarregar articulações como joelhos, tornozelos e quadril. Por isso, treinar as pernas deixa o corpo simétrico, os membros torneados e facilita a realização de tarefas como sentar, agachar, levantar, pular e empurrar. Além disso, ajuda a encarar os desafios do dia a dia sem sufoco.
Para o aeróbio, a dica é intensificar as atividades, realizando ao menos três vezes por semana, de 45 a 60 minutos. Escolha a atividade que mais agrada: Aula de Spinning, corridas e caminhadas, elíptico e inclua também aulas de dança para fazer sucesso nas coreografias.
Para aqueles que já estão com o peso adequado, mas desejam intensificar o shape para diminuir inchaço e ficar com o abdômen perfeito para os dias de folia, sugiro focar nas atividades de força, musculação e aeróbicas.
Não existe um tipo de exercício que seja melhor do que o outro para o emagrecimento, e a consequente definição da sua região abdominal. Ambos os exercícios são de vitais importância caso seu objetivo seja a definição muscular.
Então vamos lá, ainda dá tempo!
Você é capaz.