No evangelho de Marcos 11,12-21 narra que Jesus estava com fome e viu uma, figueira e não encontrou frutos, Ele a amaldiçoou e na manhã seguinte a figueira tinha secado até as raízes. É uma parábola, maneira figurada de falar, transmitindo um ensinamento .
A figueira é um símbolo do povo de Israel, escolhido por Deus, com dons e benefícios. Quando Jesus o visita encontra um coração endurecido,indolente, sem frutos. Ricos em ritual e prática religiosa, sem contudo, conversão diária e postura de fidelidade.
Jesus buscou em Israel a fé, encontrou indiferença. De forma profética, a figueira foi punida,isto é Israel ,quando os romanos o invadiu.Toda planta deve está unida a sua raiz, para receber a seiva, para dar frutos com abundância e saborosos. Jesus é nossa seiva sobrenatural, por isso tem fome da nossa vida, buscando em nós frutos de amor e santificação. Fome de nossa salvação eterna.
A figueira hoje somos nós, os cristãos, onde jesus busca frutos fiéis e maduros. Ele não quer que sejamos planta de má qualidade, mas quer o nosso coração, que o ama e o adore.
Figueira seca é existência vazia, e com folhagem verde sem frutos é aparência de uma prática religiosa que não muda.