Após cerca de um mês de testes, o serviço que aciona as forças de segurança pela internet foi ampliado para mais nove cidades da região Metropolitana de Belo Horizonte. Inicialmente, o Emergência MG funcionou apenas na cidade de Lagoa Santa e a ideia é que no futuro todo Estado possa usar o serviço.
“A tecnologia também traz um serviço de informação, que está aberto a todos do Estado de Minas Gerais. Agora, a ação de acionamento das forças de segurança está expandido para as cidades de Belo Horizonte, Vespasiano, Santa Luzia, Confins, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Sabará”, informou o Superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves.
A expectativa é que ainda antes do Carnaval, o serviço seja ampliado para mais cidades, tudo vai depender do fluxo de atendimento. “Essa ampliação, que acontece antes do Carnaval, é um período que tanto a capital, quanto as cidades da Grande BH recebem muitos turistas, que também poderão fazer o uso desse serviço”, acrescentou.
Segundo o Governo do Estado, na fase de testes o serviço que está disponível pelo aplicativo de mensagens Telegram, pelo MG APP e pelo site do governo estadual, teve mais de 6 mil acessos (de diferentes localidades) e 17 acionamentos de emergência oriundos de Lagoa Santa.
“Foram emergência de perturbação do sossego, tráfico de drogas e violência doméstica. A média do atendimento via telefone, dura 1 minuto e meio, pelo aplicativo foi de aproximadamente 3 minutos, mas o intuito não é agilidade, e sim, ampliar o serviço para quem tiver dificuldade de fala ou impossibilidade de comunicação”, afirmou.
Entenda
O serviço está disponível no aplicativo de mensagens Telegram.
Basta abrir a plataforma, digitar Emergência MG e iniciar o chat.
Também está disponível no aplicativo do Governo do Estado (MG APP).
Na primeira aba do menu, tem o Emergência 190, 193 ou 197. Clicar e automaticamente ele abre o chat.
A vantagem do MG APP é que a pessoa já vai estar logada e não precisa passar mais informações no processo de identificação junto ao chat.
O serviço pode ser usado pelo site www.emergencia.mg.gov.br.
No site, ao entrar, é preciso fazer o cadastro antes de fazer o acionamento.
População segura
O empresário Rogério Gonzaga, 61, ficou satisfeito com a novidade.
“Acho que quanto mais serviços estiverem disponíveis para a população, melhor. Seja por telefone ou internet, o importante é ampliar a possibilidade de acionar essas ações”, afirmou.
Para a enfermeira Ana Manuela Caldeira, 30 anos, o serviço pode facilitar a identificação das forças de segurança. “Acho que as pessoas ainda têm dificuldades de associar qual número é de qual serviço, e talvez, sendo visual, pode ajudar a entender. Outra coisa acho que pode facilitar é a possibilidade de quantificar o serviço, por exemplo, uma mulher que está buscando proteção na justiça contra um agressor, pode usar prints da quantidade de vezes que solicitou o serviço e usar isso como argumento”, disse.