Aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá os resultados divulgados na próxima terça-feira (16), na Página do Participante. Veja o passo a passo de como acessar a nota da prova.
Os candidatos interessados em conferir desempenho na prova devem acessar a Página do Participante utilizando login da plataforma gov.br. No site, basta clicar na aba ‘Resultado’ e, caso o estudante já tenha feito outras edições do Enem, selecionar o resultado de 2023.
Esqueci a senha da Página do Participante, o que fazer?
Os inscritos que não lembrarem a senha de acesso da plataforma gov.br podem solicitar outra. Para isso, bastam acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar no botão “Avançar”. Em seguida, o usuário deverá clicar na opção “Esqueci Minha Senha” e escolher uma das formas de recuperação.
Como eu vejo o espelho da redação?
Apesar da nota alcançada na redação sair com as dos outros conteúdos, o espelho do texto – redação escaneada – só será divulgado 90 dias depois dos resultados serem liberados. O Enem avalia os textos de acordo com cinco competências divulgadas na matriz de competências e a nota varia de 0 a 1000.
Como eu posso utilizar minha nota do Enem?
Os candidatos que realizaram o Enem 2023 poderão utilizar suas notas para garantir uma vaga no ensino superior no Brasil e em algumas universidades de Portugal. O principal processo seletivo que utiliza o resultado do exame é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual os estudantes podem garantir uma vaga nas universidades públicas brasileiras.
O Programa de Financiamento Estudantil, o Fies, também utiliza a nota do Enem para direcionar o estudante para universidades particulares. Neste caso, as mensalidades dos estudos são financiadas pelo Governo Federal.
Além desses dois sistemas, há o Programa Universidade Para Todos, também conhecido como Prouni. Nele os estudantes utilizam a nota do Enem para concorrer a bolsas de estudos de 50% ou 100% em universidades particulares. Apenas alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino e que tenham a família com renda de até 3 salários mínimos por pessoa podem concorrer as bolsas do Prouni.
Algumas universidades particulares também adotam a nota do Enem como parte do processo seletivo para distribuir as vagas – os candidatos devem ficar atentos aos regulamentos de cada instituição.
Como é feito o cálculo da nota?
Apesar da quantidade de acertos na prova dar uma noção de como foi o desempenho do candidato no exame, esse não é um referencial fiel sobre o resultado da prova. Essa discrepância entre a quantidade de acertos e a nota pode acontecer porque o Enem, utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para avaliar os inscritos.
Por isso, mesmo que dois candidatos tenham feito o mesmo número de acertos na prova, não necessariamente terão notas idênticas.
[Com informações de Itatiaia]