Na manhã desta quarta-feira (27), o Pelotão de Bombeiros de Janaúba, Norte de Minas, realizou uma vistoria pós-sinistro na Igreja Matriz Católica Sant’Ana e São Joaquim, da cidade de Montezuma, que fica na mesma região do Estado.
Na última quinta-feira (21), parte do telhado da igreja desabou durante uma Missa, momento em que acontecia a celebração do Sacramento da Primeira Eucaristia, motivo pelo qual havia grande quantidade de crianças na igreja. No local, estavam cerca de 300 pessoas de diversas comunidades da região, das quais 80 ficaram feridas ao serem atingidas pelos escombros.
A vistoria pós-sinistro teve o objetivo de verificar a qualidade do atendimento, bem como sugerir a adoção de procedimentos administrativos e operacionais às autoridades municipais e eclesiásticas, a fim de minimizar os efeitos do evento bem como evitar novos sinistros. A guarnição dos Bombeiros foi recepcionada pelo o prefeito municipal Ivan Vieira Pinho e os responsáveis pela defesa civil, engenharia civil, secretaria de obras e autoridade religiosa.
Foi dialogado sobre o acidente ocorrido, a resposta aos acidentados durante o sinistro, as atuações pós-sinistro da defesa civil e o acompanhamento das vítimas por parte também da secretaria de saúde. Também foi abordado sobre a importância do Plano de Contingência do Município e ressaltado que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais permanece à disposição para orientar e apoiar na elaboração deste plano.
A guarnição Bombeiro Militar acompanhada do Sub-secretário Municipal de Obras – João Paulo, juntamente com o COMPDEC (Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil) – Joaquim Pereira, a Engenheira Civil do Município – Nicaele Meice e o Pároco da Igreja Católica Sant’Ana e São Joaquim – Padre Marcelo Tibo, realizou uma visita técnica, de modo a verificar a existência de possíveis riscos de sinistro e possíveis riscos à integridade física e bens materiais, com a finalidade de adoção de medidas preventivas e assistencial às autoridades municipais e aos cidadãos da cidade de Montezuma-MG.
Para finalizar a vistoria foi feita uma visita à criança M.S.G, de sete anos de idade, que devido ao acidente, sofreu um Trauma Crânio Encefálico, sendo necessário passar por procedimento cirúrgico na cidade de Janaúba-MG. A vítima já fora de perigo, segue com o tratamento em casa.