A falta de exercícios físicos vai fazer com que quase 500 milhões de pessoas adoeçam no mundo até 2030, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Mas afinal, o que é sedentarismo?
Um estilo de vida sedentário pode ser definido como a falta ou a redução da atividade física de um indivíduo. O sedentarismo é considerado pelos especialistas como uma doença do século 21 e está relacionada aos comportamentos cotidianos. O hábito de vida sedentário costuma estar associado a outras práticas não saudáveis, como a má alimentação e o tabagismo. Esse padrão de vida nocivo acarreta graves problemas para a saúde.
Entre as consequências do sedentarismo, podemos citar doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e até câncer.
Para prevenir ou reverter um quadro de sedentarismo é necessário introduzir a prática de exercícios físicos na rotina associada a uma alimentação equilibrada e controle de vícios nocivos à saúde.
A orientação da OMS é para que os adultos façam até 300 minutos de atividade física por semana. Pode ser alguma prática de uma hora por dia, cinco vezes por semana ou 40 minutos diários. O importante é colocar o corpo em movimento.
Há dias em que realmente não temos tempo para uma hora de exercícios. Não tem problema. Vinte minutos já são suficientes para acordar o corpo, melhorar a circulação e acelerar o metabolismo. Há programas como o HIIT (High Intensity Interval Training), que promovem resultado com treinos curtos de alta intensidade.
A atividade pode vir numa caminhada ao ar livre ou com mudanças de hábitos: por exemplo, trocando o elevador pela escada.
Ficar muito tempo sentado ou deitado enfraquece os músculos, altera o metabolismo e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipercolesterolemia e diabetes. Por isso, até 2030, o objetivo da OMS é reduzir o sedentarismo global em 15%.
Não espere a motivação, dê o primeiro passo
O mais difícil é sair do estado de inércia e começar o movimento. Se estiver com preguiça, saia de casa pensando em andar apenas até o fim da rua. Uma vez lá fora, é muito maior a chance de você continuar a caminhada.
Divirta-se
É muito mais fácil se mexer quando você encontra uma atividade física que lhe dá prazer. Se gosta de sambar, por exemplo, uma ideia é colocar um vídeo do seu cantor favorito no YouTube e dançar por pelo menos meia hora como se estivesse em uma festa.
Aproveite a chegada no novo ano, já faça sua programação de mudança de vida. Você é capaz!!