Foi publicado o Edital do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Nessa edição, o ProfEPT está ofertando 654 vagas no curso de mestrado, que é gratuito e ministrado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Pelo IFNMG, são 16 vagas, sendo 8 vagas para servidores do Instituto e 8 vagas para o público em geral. Para concorrer às vagas para o público geral, é necessário que o candidato comprove estar atuando ou ter atuado por pelo menos 24 meses na educação profissional e tecnológica (cursos técnicos ou FIC em escolas privadas, organizações não governamentais, sistema S ou em programas governamentais como Pronatec Rede e-Tec ou outros programas de qualificação profissional).
Metade das vagas é para a linha 1 – Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – e metade para a linha 2 – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
Há reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas pretas, pardas e indígenas tanto para servidores quanto para a ampla concorrência. O programa é ofertado na modalidade semipresencial, mas disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, podendo ter carga horária de até 30% a distância. No caso do IFNMG, as aulas acontecem no IFNMG-Campus Montes Claros. Já as disciplinas eletivas serão ministradas a distância, possibilitando o trabalho em rede e a interação com discentes e docentes de diferentes instituições.
Inscrições
O período de inscrições será entre os dias 27 de novembro de 2023 a 4 de janeiro de 2024 no site profept.selecao.net.br. O mestrado é gratuito, mas para a seleção é cobrada uma taxa no valor de R$ 150,00. É possível solicitar a isenção dessa taxa entre os dias 27 de novembro a 1 de dezembro. Para isso, o candidato precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda.
Exame e seleção
Não é preciso apresentar projeto para concorrer a uma das vagas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A seleção é feita por meio do Exame Nacional de Acesso, que corresponde a uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha.
A prova versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas no edital.As questões objetivas considerarão domínio de conteúdo e interpretação adequada de situações apresentadas, tendo, cada uma delas, quatro opções de resposta, das quais apenas uma será correta.
A previsão, conforme o Edital, é que a aplicação do Exame Nacional de Acesso seja no dia 25 de fevereiro de 2024, das 13h45 às 18h, no local selecionado pelo candidato no ato de inscrição.
Para mais informações, acesse o Edital nº 02/2023 ou envie e-mail para profept.ifnmg@gmail.com.