Calor ‘muito acima da média’ deve atingir vários estados nas próximas semanas

Uma massa de ar muito quente deve atingir estados-gerais  das regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste na primeira metade do mês de dezembro, segundo a MetSul Meteorologia. O fenômeno fará com que a temperatura dispare a alcance marcas “muito acima da média histórica” do mês.

De acordo com a empresa, os maiores desvios da climatologia histórica devem se dar no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul. No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem superar os 40 °C.

“A tendência é que entre o final desta semana e o começo da próxima as temperaturas atinjam valores muito altos no Centro-Oeste com marcas mais comuns de se observar nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro, sobretudo nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul”, detalha a MetSul.

No interior de São Paulo, a previsão é de calor muito intenso para os padrões de dezembro, onde, nesta época do ano, a chuva habitualmente evita máximas muito altas como as da estação seca.

“No Rio Grande do Sul, a temperatura se elevará muito na segunda metade da semana, em particular de sexta-feira em diante. A sexta e o próximo fim de semana devem ser muito quentes no estado gaúcho com noites de temperatura alta e tardes de excessivo calor”, diz o alerta.

A Grande Porto Alegre e os vales, por exemplo, podem anotar marcas de 37 ºC a 39 ºC em vários municípios com máximas localmente superiores. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana.