A maior convenção de cultura nerd/pop aconteceu no último final de semana, assim como divulgamos anteriormente aqui na coluna.
Mas nem sempre a expectativa corresponde à realidade, a Comic Con Experience (CCXP), apostou em convidados de diferentes públicos e menos conteúdo. O que eu percebi sobre essa “estratégia” de chamar atrações que não tem similaridade com a feira de cultura é mais uma forma de tentar atrair público e arrecadar verba.
Além disso tornaram o evento desse ano ainda mais instagramavel do que nos anos anteriores, com várias ações e brindes. Mas o que vi, além de todos esses argumentos citados, foi uma CCXP 23 desesperada pelo apelo do público e sem conteúdo. Anos atrás tínhamos inúmeros painéis com trailers e conteúdo de produções futuras na convenção. Além de sentirmos a falta da Marvel com algum anuncio ou a DC comics com algo sobre o novo DCU (já que Aquaman 2 não faz parte dos planos futuros do estúdio).
Estamos falando da maior feira de cultura da américa latina e do mundo, que em 2019 passou a San Diego Comic Com ( SDCC) a mais antiga e famosa no mundo. A realidade da CCXP e das demais Comic Con que pertence a franquia não é bom, principalmente neste ultimo ano. A Comic de Nova York, já demonstrava a falta de interesse dos grandes estúdios em não participar do evento. Além disso os grandes estúdios vêm aderindo a mesma ideia da Netflix (que diga se de passagem começou na pandemia), fazer seu próprio evento. A Netflix a proposito, neste ano fez o Tudum que aconteceu em São Paulo. Onde fizermos a cobertura mostrando os lançamentos do streaming com grandes artistas.
Com essa perspectiva se a franquia da CCXP não tomar ciência de mercado, vai acabar se tornando só mais uma feira de cultura nerd.
E para o ano que vem fica a expectativa de menos convidados e mais conteúdos. E para saber mais sobre como foi a CCXP 23 tem vídeos no nosso canal Nerd Sem Filtro no YouTube.