“Nada supera o trabalho, resiliência e, principalmente, quando se faz com amor.” Essas são as palavras do gestor da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), Andrey Souza. A entidade montes-clarense realizou, entre os dias 2 a 3 de dezembro, a final do SLS Super Crown World Championship 2023, no ginásio Ibirapuera, em São Paulo.
Ao fim, teve dobradinha no pódio da Liga Mundial de Skate. Giovanni Vianna faturou o título de melhor do mundo no SLS fazendo apresentação impecável e garantindo notas altas. O brasileiro atingiu 9.1 na segunda volta e completou o somatório com 8.8, 9.1 e 9.4. No feminino, Rayssa Leal, a fadinha, levantou o troféu e mostrando ainda mais a que veio.
Das arquibancadas, o incentivo dos brasileiros presentes fez o ginásio paulista estremecer, com o desempenho insano Giovanni Vianna. Na pista, dispensou os favoritos. Dentre eles, o francês Vincent Milou e o português Gustavo Ribeiro.
Mas, não pense que foi fácil. Vianna iniciou com uma boa nota na volta. Porém, o 9.1 o deixou na terceira colocação. Para chegar ao título, teve que arriscar e foi isso que fez. No fim, a vitória veio e carregada de muita emoção. Isso porque Giovanni Vianna dedicou o título ao seu avô, falecido no ano passado.
A fadinha cravou o nome
That reaction says it all, welcome to the 9 Club, @rayssaleal! @BBSeguros pic.twitter.com/ohKvjz64ND
— Street League Skateboarding (@StreetLeague) December 3, 2023
Rayssa Leal mostrou a que veio na segunda bateria. Deu início com uma volta impecável, tendo a maior nota da semifinal feminina: 7,6. Não podemos esquecer das manobras. A fadinha estartou com um 7.8, na terceira manobra e fez 8,0 pontos. Já na terceira, encerrou com 7,1. Por final, na segunda e na última manobra, ela não completou.
Leal, mais uma vez, fez o que sabe bem e ficou em primeiro lugar nas semifinais femininas. Foi a única brasileira que conquistou vaga para a final, quando foi para a disputa contra Chloe Covell, Paige Heyn, Aoi Uemura, Momiji Nishiya e Yumeka Oda.
Ao garantir nota inédita, um 9, na fase final da SLS, Rayssa Leal, sagrou-se bicampeã da liga. A fadinha cravou o nome, sendo a segunda maior nota já alcançada por uma mulher na temporada da SLS. Antes, a japonesa Aoi Uemura já havia conquistado um 9,4 na etapa de Jacksonville 2023.
“Eu nunca tinha conseguido o 9 na Street League. Então, pra mim, conseguir isso no Brasil foi algo surreal. A gente estava fazendo a estratégia ontem à noite e eu tinha falado pra minha mãe que eu só queria o meu 9”, agradeceu.
O troféu concedido a Rayssa ratifica a hegemonia brasileira no campeonato, já que esse foi o quarto título seguido do país no torneio.
“Para a história”!
Gestor da AEESB, Andrey Souza, que realizou o evento evento no ginásio Ibirapuera, relembra os anos de dedicação ao desporto e ressalta que é sempre movido aos grandes desafios da vida profissional.
“Toda minha vida dedicada ao esporte, escolhi essa profissão por identidade e paixão. Ao longo dos anos, oportunidades vêm aparecendo, oportunidades essas que aparecem para todos, onde uns não aproveitam e outros tem a coragem, o enfrentamento e a fé para transformá-las em realizações. Não importa onde você esteja, se é no Norte de Minas ou em um grande centro.Sou movido a desafio e nada tira o meu foco e principalmente motivação constante”, disse.
Souza agradeceu àqueles que contribuíram para a execução do evento e espera retornar no próximo ano com mais novidades.
“Obrigado a todos os parceiros, colaboradores, patrocinadores, imprensa e ao público em geral, do Brasil e de todo mundo por assistirem ao nosso evento, que chegou a mais de 100 milhões de Tvs ligadas. 2024 é logo ali, e estaremos, se Deus quiser novamente, no maior palco do skate do mundo. Seguimos com coragem e sempre realizando”, comemorou.
Sobre a Street League Skateboarding – Desde a sua criação em 2010, a Street League Skateboarding (SLS) impulsionou o skate de rua de uma coleção de eventos independentes para uma renomada série global. Como pioneiros do sistema de qualificação premium e formato de competição da modalidade, a SLS oferece um caminho do amador ao profissional e cria eventos ao vivo emocionantes em todo o mundo. O SLS Championship Tour é reconhecido como a principal competição profissional de skate de rua do mundo. Os eventos acontecem em praças personalizadas, exclusivas e com certificação SLS nas principais cidades do mundo, com os melhores do esporte competindo. A Street League Skateboarding (SLS) faz parte da ThrillOne Sports & Entertainment, empresa de conteúdo de última geração que vive da ligação de esportes, entretenimento e estilo de vida, combinando os recursos da Nitro Circus, SLS, Nitro Rallycross e ThrillOne Media. Uma plataforma multimídia fundada em 2020, a empresa é dedicada à criação de eventos esportivos de ação alucinantes e conteúdo original, alimentados pelos atletas, talentos e marcas com entretenimento baseado em emoção. Também possui uma das maiores redes de esportes de ação com mais de 40 milhões de seguidores em suas várias páginas e canais de marca.
Sobre a AEESB – Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro. Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil. Conheça a história.