Inscrições abertas para o curso de maquiadora para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Janaúba

Imagem: Internet/Ilustrativa

Por meio do Programa Mulheres Mil, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 40 vagas no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Maquiadora, na cidade de Janaúba, com aulas presenciais no Campus Avançado Janaúba e na Associação Dom José Mauro. O curso será realizado de segunda a sexta-feira, no período noturno, podendo ser realizadas aulas na modalidade a distância nas sextas-feiras.

O curso é gratuito e será ofertado às mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social que pretendem se qualificar como profissional na área de maquiagem. A aluna receberá um auxílio para transporte e alimentação no valor de R$ 4,00 por hora de curso. O valor da bolsa será proporcional à carga horária cumprida pela aluna. Essa carga horária será comprovada pela frequência nas aulas ao longo de cada mês. Com a frequência integral, a estudante receberá o valor de R$ 240 por mês durante a oferta do curso. A carga horária total do curso é de 160 horas no período de 08/01/2024 a 26/03/2024.

Edital nº 751/2023, bem como as retificações (editais nº 765nº 779), apresenta as normas e orientações para participar do Processo Seletivo, que fica sob a responsabilidade da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (Fadetec).


A inscrição para o curso de Maquiadora em Janaúba pode ser feita até o dia 11/12/2023. Um dos requisitos mínimos é ser do gênero feminino. Mulheres trans (transgênero, transexual e travestis) também podem se inscrever. As inscrições são gratuitas. Clique aqui e acesse a página com os editais e outros documentos e informes sobre a seleção para o curso de Maquiadora


Quem pode se inscrever e como efetuar a inscrição

São requisitos mínimos para inscrição: ser do gênero feminino; ter 16 anos ou mais de idade; possuir o Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano fundamental ou antigas 1ª a 4ª série do ensino fundamental); ser acompanhada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência

Social (CREAS); ou participar de programas/projetos sociais que não estejam vinculados ao CRAS ou CREAS, mas que sejam voltados à população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

Podem se inscrever mulheres trans (transgênero, transexual e travestis) desde que apresente no momento da matrícula a autodeclaração de mulheres trans, conforme Anexo III do Edital nº 751/2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11/12/2023, mediante preenchimento do Formulário de Inscrição.


Clique aqui e acesse o Edital nº 751/2023, suas retificações e outros informes.


As candidatas que não tiverem acesso à internet, poderão fazer a inscrição nos computadores disponíveis na Secretaria de Promoção Social de Janaúba, no IFNMG-Campus Avançado Janaúba ou no CRAS de Nova Porteirinha.

Para que a inscrição seja efetuada é necessário preencher todas as informações solicitadas no formulário eletrônico conforme disposto no item 4.2 do Edital nº 751/2023. No momento da matrícula serão solicitados os originais ou cópias dos documentos previstos no Edital.

A seleção das candidatas, após verificadas se atendem todas as condições demandadas pelo programa Mulheres Mil, ocorrerá em etapa única, através de sorteio público, caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas, a ser realizado de forma on-line no dia 13/12/2023, às 09h da manhã.

Sobre o Programa Mulheres Mil e curso de Maquiadora

O Programa Nacional Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, mais conhecido como Programa Mulheres Mil, faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil – Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.


Clique aqui e acesse o Edital nº 751/2023, suas retificações e outros informes.


O objetivo do curso de Maquiadora a ser ofertado em Janaúba consiste em capacitar mulheres, incluindo as cisgênero, transgênero, transexual e travestis, com idade a partir de 16 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária, para atuarem no segmento de beleza, realizando maquiagens para diferentes ocasiões, utilizando técnicas e produtos cosméticos de maquiagem, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

Conheça as disciplinas do curso de Maquiadora
– Linguagens, comunicação e atendimento ao cliente
– Matemática aplicada e noções de educação financeira
– Cidadania, gênero e direitos da mulher, direitos e deveres da trabalhadora, ética e relações humanas
– Marketing e mídias sociais
– Gestão de negócio, empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária
– Design de sobrancelha
– Técnicas de maquiagem (teoria e prática) (conteúdo: história da maquiagem, visagismo, anatomia e fisiologia da pele e biossegurança)