Confira as ações de prevenção no mês da Campanha Nacional de luta contra o vírus HIV, a sífilis e outras ISTs, em MOC

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), vinculado a Universidade Estadual de Montes Claros vai realizar no dia 01 de dezembro, uma Blitz Educativa para promover a campanha Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção e de luta contra o vírus HIV, a sífilis e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

A Blitz vai acontecer de 08 às 10 horas, em frente ao HU-Unimontes – Av. Cula Mangabeira, e será realizada em parceria com o Movimento MGG (Movimento LGBT QIA+) e do Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CERDI) por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo a conscientização da população distribuindo panfletos informativos sobre as AIDS/HIV a sífilis e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e preservativos, como destaca a gerente de Enfermagem do Centro de Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN HU-Unimontes), Rosenice de Freitas Veloso.

“O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e a assistência as pessoas infectadas com tratamento que o HU-Unimontes oferece e está acessível a toda a população.”

O presidente do MGG MOVIMENTO LGBTQ+ dos Gerais, José Cândido de Souza Filho (Candinho) chamou atenção para a importância da prevenção. “No dia 01 de dezembro queremos chamar a atenção da população em geral para a prevenção da AIDS/HIV, que infelizmente tem aumentado principalmente entre os jovens.”

O HU-Unimontes é o hospital referência no tratamento de AIDS/HIV a sífilis e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) com tratamento gratuito e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Confira a programação

01/12 II Conversando sobre a Aids no módulo capacitação realizado pelo GRAPPA em parceria com a SAE  AMPLIADO e a Superintendência Regional de Saúde, onde será abordado sobre direitos, diagnóstico, acolhimento e ética profissional no atendimento as PVHIV.

O momento tem por objetivo qualificar e atualizar os profissionais da base e das referências técnicas e população em geral, no atendimento, e acolhimento humanizado aos pacientes atendidos.

Local: Câmara Municipal de Montes Claros  de 08h às 12h

02/12 Realização de teste rápidos para IST’s

Local: Praça Dr Carlos de 08h às 14h

04/12 e 07/12 I Webinário Microrregional de Infecções Sexualmente Transmissíveis de 13 às 17:30h

06/12 e 07/12 Ronda Noturna com distribuição e orientações dos Auto testes para HIV com parceira MGG

10/12 Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, Aids e HIV

Local: Feira Agropecuária no bairro Jardim Palmeiras

14/12 HIV Manejo na Atenção Primária a saúde

Local: Canal no Youtube

17/12 Ações de Vigilância, prevenção e controle das IST, Aids e HIV

Local: Feira Agropecuária no bairro Major Prates

Aids:

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.