O mês de dezembro já pede passagem e nele o melhor do skate street mundial chegará ao Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Entre os dias 2 e 3, o icônico palco receberá a disputa da final do SLS Super Crown World Championship 2023, evento realizado pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), organizado pela Street League Skateboarding (SLS) e promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. O torneio credencia o melhor atleta do skate street do mundo no feminino e masculino.
E por falar nos competidores, dentre eles estão 11 brasileiros, três mulheres e oito homens (Rayssa Leal, a fadinha, Pâmela Rosa, Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Filipe Mota, Carlos Ribeiro, Luan Oliveira, Lucas Rabelo, Giovanni Vianna, além de Isabelly Ávila e Gabryel Aguilar (vencedores do SLS Select Series Saquarema 2023).
É válido salientar que esse é o segundo ano seguido que o SLS salta em terras brasileiras. Em 2022, a Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, foi sede do torneio. Rayssa Leal, no feminino, e o português Gustavo Ribeiro, no masculino, sagraram-se campeões.
Divulgação SLS
“Eu fico sempre muito feliz de competir no Brasil, ainda mais numa etapa tão especial quanto o Super Crown. Espero que a arena esteja cheia, com muita gente torcendo por nós”, falou Rayssa Leal.
A fadinha, a próposito, está confirmada na edição deste ano. A atleta, de 15 anos, medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, já venceu seis etapas da SLS na carreira.
“A AEESB, mais uma vez, realiza o SLS, agora em São Paulo. Vimos que no Rio foi um sucesso. Então, para nós, é motivo de muito orgulho e honra fazer parte de um evento dessa magnitude, contribuindo para o incentivo ao esporte. Temos acompanhado de perto o quanto a modalidade tem crescido e, hoje, são mais de 8,5 milhões de pessoas que praticam. Na final, teremos diversos atletas em busca do título, e esperamos o ginásio do Ibirapuera lotado para acompanhar mais uma edição do Super Crow, realizado pela associação”, ressaltou o gestor da AEESB, Andrey Souza.
“Estamos orgulhosos, como Governo e Secretaria, de poder sediar a final de um campeonato mundial de skate na capital do nosso Estado. São eventos como este que valorizam e incentivam a prática esportiva para todos os públicos, despertando o interesse de cada vez mais atletas”, disse a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.
Pista montada 🛹
A montagem da pista já teve início na semana passada, para oferecer conforto e diversão ao público que marcará presença no Ginásio do Ibirapuera.
Ver essa foto no Instagram
Recorde de torcedores na história do campeonato? 👫
O SLS Super Crown World Championship é o evento de maior notoriedade do skate street mundial, sendo realizado anualmente desde 2010.A competição acontece ao longo do ano, dividida em etapas ao redor do mundo até a tão sonhada decisão, que determina o campeão mundial. Nesta temporada, a SLS desembarcou em Chicago, Tóquio e Sydney antes de fechar o giro em São Paulo.De acordo com o governo de SP, a expectativa para 2023 é de público superior aos 11 mil que fizeram a festa no Parque Olímpico do Rio de Janeiro em 2022, tornando-se, assim, um recorde na história do campeonato.
Leia mais:
Formato de disputa
Após mudar a forma de disputa, essa será a primeira etapa a ser disputada em dois dias. No dia 2, por exemplo, acontecem o fase de knock-outs, sendo seis skatistas de cada categoria brigando por uma vaga na final. As três melhores de cada bateria do feminino
O evento é também promovido pela 213 Sports, homologado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skateboarding) e apresentado pelo BB Seguros.
👉 Confira a programação:
Ver essa foto no Instagram
🎫 Ingressos
Os ingressos para o SLS Super Crown World Championship podem ser adquiridos no site.