A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), implantou barraginhas (bacias de contenção de água da chuva para alimentação dos lençóis freáticos) em mais de quarenta comunidades da zona rural da cidade.
O município conta atualmente com cerca de 3000 barraginhas, espalhadas por toda a zona rural. Cada uma delas tem em média 120 metros cúbicos de água, o que equivale a 12 caminhões pipa cheios, chegando a aproximadamente 360 mil metros cúbicos de armazenamento na capacidade total.
Na manhã dessa quinta-feira (23), o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, esteve em visita técnica na região de Lagoinha, onde verificou a eficácia e eficiência do sistema. “As barraginhas vêm cumprindo seu principal papel que é o de favorecer o lençol freático, promovendo o fornecimento de água para o solo e para as pessoas, o que é de fundamental importância para a nossa região. O meio ambiente só ganha com as barraginhas”, concluiu.