Em novembro, o Grupo Maria Cutia de Teatro chega ao Norte de Minas com espetáculos teatrais e oficinas gratuitos. No dia 24.11, sexta, às 19h30, a trupe inaugura a circulação na Praça da Catedral, em Montes Claros (MG), com o consagrado “Auto da Compadecida”. A releitura mineira da obra do paraibano Ariano Suassuna tem concepção e direção geral de Gabriel Villela.
Já no dia 25.11, sábado, às 18h30, é a vez de Riacho dos Machados (MG) receber a trupe na Quadra da Escola Ediston Alves de Souza, com o clássico “Como a gente gosta”. Livremente inspirado em “As You Like it” de Shakespeare, a peça é dirigida por Eduardo Moreira (Grupo Galpão). E no dia 26.11, domingo, a turnê encerra em Porteirinha (MG) com mais “Auto da Compadecida”, dessa vez em dose dupla: sessões às 17h e às 19h30, no Centro Cultural da cidade.
A programação nas três cidades tem acesso gratuito e está disponível no Instagram @grupomariacutiadeteatro. Em Montes Claros, a apresentação teatral conta com interpretação em Libras e audiodescrição com guia-intérprete. E em Porteirinha, as sessões também possuem intérprete de Libras e a retirada gratuita de ingressos acontece no Sympla, a partir de 13.11, segunda, e presencial, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a partir do dia 21.11, terça.
Nascida em Montes Claros, Mariana conta que voltar às origens suscita muitas lembranças. “Sempre que o Maria Cutia vai ao Norte de Minas, eu me lembro da menina que fui e das primeiras vezes que vi e que brinquei de teatro pela terra onde cresci. Chegar com o ‘Auto da Compadecida’, em Montes Claros e Porteirinha, é uma viagem a esse meu sonho de teatro e toda a poesia que ele me apresentou na infância e que, hoje ainda, me faz pensar, sonhar, mudar”, afirma. Na versão mineira de Auto da Compadecida, as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó tem acento tropicalista. Os atores cantam, ao vivo, canções de Roberto Carlos, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da música brasileira. Nos cenários e figurinos, criados por Gabriel Villela, referências fortes do barroco mineiro.