O grupo de brasileiros que espera para sair da Faixa de Gaza ficou de fora de mais uma lista de estrangeiros autorizados a deixar a região. É a quarta lista com nomes de civis com autorização para sair de Gaza e foi divulgada neste sábado (4) pela embaixada do Brasil na Palestina.
De acordo com informações do embaixador, Alessandro Candeas, a nova lista traz 386 cidadãos dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França, e 50 da Alemanha.
Até agora, algo em torno de 2.226 pessoas já puderam sair de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. As permissões são fruto de um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o grupo armado Hamas que controla a região.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou a dizer ontem que o chanceler israelense, Eli Cohen, deu garantias de que os brasileiros sairão da Faixa de Gaza até a próxima quarta-feira (8).
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou também nessa sexta (3) que a saída dos brasileiros depende de autorização do governo de Israel.
Segundo o Itamaraty, “da parte do governo egípcio, toda a prioridade está sendo dada. Tão logo a documentação seja liberada na passagem de Rafah, os 34 brasileiros passarão e terão todo apoio para seguir para o aeroporto e embarcar direito para o Brasil, disse Vieira.
Um avião da Força Aérea Brasileira aguarda, no Egito, que o grupo de brasileiros seja autorizado a deixar a região para trazê-los de volta ao país.
[Com informações de Itatiaia]