Esta semana, um grupo de amigos de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, é homenageado pela série “Exemplos de Cidadania”. Eles realizam um relevante trabalho social por meio do projeto solidário “Amigos em Cristo”, que alimenta e cuida de pessoas em situação de rua, o que contribui para tornar a cidade mais humana e melhor para se viver.
O grupo se juntou, inicialmente, para a prática de orações, nos períodos da Quaresma. As ações foram ampliadas e, atualmente, os “Amigos em Cristo” percorrem a cidade, normalmente às terças-feiras, para distribuir alimentos e realizar atividades como o corte de cabelo gratuito e festas natalinas. Isso resgata a autoestima e melhora a qualidade de vida de quem mora nas ruas de Montes Claros.
Maria de Lourdes, Demitria Brito, Vânia Pimenta, Carla Pimenta, Camila Mota, Yasmim Mota e Sofia Mota, juntas com o cabeleireiro Pedro Péricles e o ajudante de cabeleireiro Pedro Henrique, são verdadeiros anjos da guarda da noite montes-clarense. Passam todas as semanas pela praças Doutor João Alves (Matriz) e Raul Soares (antiga Rodoviária), bem como pelas proximidades do Hospital Universitário (HU) Clemente de Faria e do Mercado Central, para ajudar a quem precisa.
O grupo promoveu recentemente uma Rua de Lazer para as crianças do bairro Itatiaia, e viabilizou uma atividade natalina na Praça da Matriz. O secretário de Desenvolvimento Social de Montes Claros, Aurindo Ribeiro, elogiou a iniciativa e disse que “essas ações ajudam o Poder Público a melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa”.