O Centro Universitário da FIPMoc Afya recebeu alunos da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues, na segunda-feira, 30 de outubro. A visita dos estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio faz parte do Projeto “A DÔ LÊ SER – Amparando mentes em crescimento”, idealizado pelos acadêmicos do 2º período de Medicina da instituição.
De acordo com o professor Igor Monteiro Lima Martins, da disciplina Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE), “Durante o semestre, passei esse projeto cujo tema é saúde do adolescente para os alunos do 2º período e eles estão bem empenhados. Levantaram às necessidades junto à Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues e o que foi apontado pela psicopedagoga foram as questões de saúde mental, depressão e ansiedade, além da indefinição profissional, não saber exatamente que curso vai fazer e em que área vai atuar. Assim, nossos acadêmicos organizaram essa estratégia de conduzir estes estudantes até o Centro Universitário, apresentando a eles um pouco de cada área para que eles possam experimentar e sentir, auxiliando-os nessa escolha, eles também levaram uma psicóloga até a escola para conversar um pouco com eles sobre essas questões apontadas”.
Segundo a acadêmica Sabrina Guimarães Nogueira, do 2º período de Medicina da UNIFIPMoc Afya, ela e os colegas de turma estão trabalhando neste projeto desde o início do semestre. “Passamos por diversas etapas como elaboração do projeto, planejamento e execução das ações. Bom, como o PIEPE permite que a gente trabalhe com grupos diferentes em cada período, acredito que nesse semestre será apenas essa escola. Mas se tivermos a oportunidade de trabalhar novamente com jovens, com certeza a UNIFIPMoc Afya vai ser um dos destinos. É gratificante ver o quanto os alunos ficaram curiosos e admirados. A grande maioria nunca havia visitado uma faculdade, e, conhecer os cursos para eles foi uma experiência única, principalmente visitar os laboratórios”.
Para a professora Isamara Cristina Gonçalves Macedo, da disciplina Estudos Orientados da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues: “Foi uma experiência maravilhosa, única para nossos alunos poderem visualizar e conhecer às diversas áreas de atuação que poderão escolher. Parabenizo a toda equipe pelo evento, que com toda certeza fará diferença na vida dos nossos estudantes”.
Já a aluna Eloany Rodrigues dos Santos, do 2º ano da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues, ficou bastante entusiasmada: “Achei bastante interessante conhecer as profissões, foi uma pena que não podermos ver todas mais bem aprofundadas. Todas me chamaram muita atenção, fiquei com uma dúvida enorme em qual área quero seguir agora. Embora eu já tenha um pouco de experiência na área da tecnologia e também quero segui-la, mas me interessei muito por Medicina e Direito”.