Na terça-feira, 18 de outubro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da UNIFIPMoc Afya realizou encontro que contou com a presença de grande parte dos colaboradores da instituição, quando assistiram a palestra da rádio-oncologista Lucianne Maia Costa com o tema: Por quê e para quem volto pra casa, tendo como contexto o Outubro Rosa, que visa prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
Para a rádio-oncologista Lucianne Maia: “a palestra ministrada para o corpo técnico e administrativo da UNIFIPMoc Afya foi uma oportunidade para falarmos sobre saúde no contexto deste Outubro Rosa, em que a campanha de conscientização vem trazer informações sobre o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é, sem dúvida, o caminho mais certo para se obter a cura dos pacientes com câncer de mama.
Na oportunidade, nós discutimos aspectos relacionados à prevenção, ao estilo de vida saudável, quais exames são úteis e recomendados para o rastreamento do câncer de mama e também do câncer de intestino. A interação com o público foi muito importante, pois foram sanadas dúvidas do dia-a-dia e sobre o manejo do câncer de uma maneira geral. Foi um momento de grande aprendizado e que essas informações possam chegar a mais pessoas, no sentido de melhorar as chances de cura e salvar vidas de mulheres com esse diagnóstico”.
Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da UNIFIPMoc Afya, Igor Monteiro Lima Martins: “a reunião dessa semana foi excelente, pois como observamos a mobilização internacional para conscientização e prevenção ao câncer de mana e colo do útero, contamos com a presença da rádio-oncologista e coordenadora da Radiallis, Lucianne Maia, que em um bate-papo descontraído nos trouxe orientações e diretrizes à respeito do diagnóstico, da prevenção e do tratamento destes tipos de cânceres e também falou sobre o aumento da incidência do câncer de intestino, então tivemos a oportunidade de interação, de sanar dúvidas e de compartilhar experiências de uma forma descontraída e leve, mas ao mesmo tempo com um conhecimento robusto, baseado na ciência, para que as pessoas possam refletir e mudar comportamentos”.
De acordo com a colaboradora Joseanny Pires, que é psicóloga: “A palestra foi uma experiência profundamente educativa. Apesar de ter abordado um assunto delicado com informações impactantes, ela conseguiu transmitir de forma leve e serena! Aprendi muito, sanei várias dúvidas, e já aproveito para ressaltar o quão importante é a conscientização acerca do tema”.