O Montes Claros América Vôlei anunciou, nessa segunda-feira (23), William Santa Maria como o novo técnico da equipe. O comandante assume o cargo para ajudar a equipe a buscar o objetivo na temporada, que é o retorno aos playoffs da Superliga.
Ele já fazia parte do grupo como auxiliar e assume a chefia da CT a partir de então. William já tem no currículo passagens comandando a equipe do Hatta Club, dos Emirados Árabes (2022/2023). Ainda no EAU, foi técnico do Al Wasl Sports Club (2020/2022).
No Brasil, de 2018 a 2020, esteve no São Vosé Vôlei-SP. Antes, foi treinador e assistente da equipe do Porto Vôlei, de Portugal, de 2016 a 2019. A primeira passagem por Montes Claros foi como estatístico em 2015/2016.
É especialista em voleibol (Unifateb), Nível 4 CBV e cursa Ciência e prática do alto rendimento (Narsp- Nucléo de alto rendimento do estado de São Paulo).
William conta como recebeu o convite para estar à frente do clube e espera executar um bom trabalho. “Durante toda a minha carreira, todas as vezes que assumi um desafio foi nesse sentido. Era sempre muito difícil e sob muita pressão. Então, aqui não é diferente. Uma coisa que tenho comigo é que a minha autopressão é sempre mais alta que qualquer outra que tenha ao meu redor. O convite veio depois de uma conversa com o antigo treinador. Foram expostas algumas coisas ali de continuidade. O Andrey me ligou, eu estava em casa ainda, e ele me ofereceu essa oportunidade para dar sequência ao trabalho”, comentou.
Preparação para a Superliga
A primeira missão de Santa Maria começa de imediato. O Coelho estreia na principal competição do país no dia 13 de novembro, fora de casa, contra o São José. E o gestor Andrey Souza falou sobre a competição e mudanças que podem ocorrer no grupo. “Para dar condições de trabalho, nesse período que temos agora de estreia na Superliga, é fazer as correções necessárias e ter alguns amistosos. Teremos algumas contratações, para que tenhamos o resultado esperado, que é a classificação aos playoffs e representar da melhor maneira possível a cidade de Montes Claros e o Norte de Minas”, falou.
O treinador, no entanto, conta que neste primeiro momento o intuito é recuperar e preparar elenco para o campeonato.
“Para prognóstico, o time chega com uma base bem formada. A gente sabe aquilo que o time pode entregar e o que pode melhorar muito na equipe. Mas, algo para mim que tenho, e que eu percebi, principalmente nos dois últimos jogos difíceis, é que o time tem muita coragem. Isso é um pilar fundamental para conseguirmos trazer bons resultados”, disse.
Ainda segundo William, a torcida será importante para a sequência e espera contar com o público nas arquibancada. “Eu gosto muito de trabalhar em Montes Claros em virtude daquilo que a torcida representa para a nossa equipe. Tive a oportunidade na temporada 12/16, e aquilo foi mágico. É o nosso principal jogador. Então, a minha esperança é que a torcida apoie a todo custo, venha prestigiar nossa equipa. Tenho certeza que, com o apoio dessa torcida”, finalizou.