O projeto faz parte do tema “Literatura e Ambiente: a arte de recriar prosa e verso”, que vem sendo trabalhado pelo Trilha da Leitura neste semestre, no âmbito das atividades do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros.
De acordo com a coordenadora do Trilha da Leitura, professora Ellen Santa Rosa, o História no Parque é uma das atividades previstas pelo projeto, que visa incentivar a leitura de literatura em todos os cantos da cidade. “Estamos em uma temporada especial de duas semanas, de 16 a 27 de outubro, justamente para celebrar o Mês da Criança, que é um período em que as escolas planejam atividades em outros espaços para que os estudantes possam vivenciar novas experiências, ao mesmo tempo em que nos dedicamos ao tema de trabalho desse semestre, em um espaço propício à diversão e ao aprendizado de forma lúdica, e que tem tudo a ver com a proposta do projeto”, explica.
Duas vezes ao dia, centenas de crianças das unidades escolares municipais acompanham, atentas, a encenação do clássico da literatura infantil universal, “João e Maria”. Segundo a coordenadora, “como a proposta do projeto é recriar prosa e verso, recriamos, então, esse conto e lançamos a peça teatral com o tema ‘João, Maria e as caixas mágicas’, para que as crianças possam perceber que as caixas que seriam descartadas poluindo o meio ambiente podem ser reutilizadas e transformadas em brinquedos. O objetivo é dizer que essas caixas podem ser transformadas pela magia que existe em cada criança. A magia de recriar, de transformar, a magia de perceber que o ambiente pode estar cada vez melhor. Com isso, a gente melhora não só o ambiente de fora, mas também o ambiente interior, a essência de cada um”.
Segundo Ellen Santa Rosa, o convite do projeto é para que as escolas, por meio dos professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar, desenvolvam, através do teatro, essa habilidade de transformação do lixo. “Então, a gente já abraça também o tema que vem sendo trabalhado pela Educação Infantil, que é ‘Reciclagem aos Montes: eu cuido, e você?’, tendo sempre como foco a preservação e proteção ao meio ambiente”, completa.
A coordenadora destaca que o Parque Municipal Milton Prates foi escolhido para sediar o projeto porque tem muitos atrativos para as crianças. “Além de ser um local muito fresco, perfeito para as atividades neste período de calor. E com as reformas dos últimos meses, o parque está lindo, mais seguro, mais preparado, muito organizado e propício para receber as crianças”, ressalta Ellen.
Diariamente, até o dia 27 de outubro, cerca de 500 alunos do sistema municipal, divididos em grupos, conforme o turno escolar, se divertem no parque com as aventuras de João e Maria, brincam, lancham, e retornam para as suas escolas. As crianças são transportadas nos ônibus do Transporte Escolar, acompanhadas pelos monitores e professores, com toda segurança e conforto.