Prefeitura de Montes Claros abre inscrições para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Estão abertas as inscrições para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo 2024 nas escolas municipais de Montes Claros. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro e, para se inscrever, é preciso ter pelo menos 15 anos completos – não existe idade máxima.

A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, destaca que a educação de jovens e adultos é uma ação estratégica e prioritária da política educacional do Município. “O EJA é uma modalidade da Educação Básica que permite ao estudante retomar e concluir os estudos, promovendo, dessa forma, qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão. Por isso, gostaríamos de convidar a todos aqueles que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou não tiveram a oportunidade de estudar que aproveitem a oportunidade, se inscrevam e venham frequentar uma das nossas escolas”, conclama.

O programa de Educação de Jovens e Adultos é oferecido em nove escolas municipais, em diferentes regiões da cidade. As aulas acontecem no turno noturno, de segunda a sexta-feira. Cada escola disponibiliza 100 vagas, que serão ampliadas, inclusive para outras unidades de ensino, conforme o aumento da demanda.

As aulas são ministradas por professores habilitados e com experiência nesse tipo de ensino. Além de aulas de Alfabetização, Matemática e outros componentes curriculares, os estudantes também têm aulas de Inclusão Digital, sendo acompanhados por assistentes sociais e psicólogos. Os alunos também recebem kits de material escolar, transporte e alimentação – geralmente é oferecida uma refeição completa (feijão, arroz, verdura, salada, carne e frutas de sobremesa).

Atualmente, o EJA é ofertado nas escolas municipais Dominguinhos Pereira (CAIC Maracanã), Jair de Oliveira (Jardim Eldorado), Jason Caetano II (Santo Antônio I), João Valle Maurício (Vilage do Lago I), Joaquim José de Azevedo (CAIC Renascença), Laudelina Fonseca (Jardim Alegre – Facela), Mestra Fininha (Ciro dos Anjos), Professora Maria de Lourdes Pinheiro (Independência) e Zizinha Ribeiro (Santo Amaro).