O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra ao Hamas na manhã deste sábado. Em pronunciamento distribuído na rede social X (antigo Twitter), ele disse que “na manhã deste sábado, o Hamas lançou um ataque surpresa e mortal contra o estado de Israel e seus cidadãos. Isso aconteceu nas primeiras horas da manhã”.
Netanyahu determinou a evacuação das comunidades que tiveram ‘terroristas’ infiltrados e a mobilização de reservistas para um contra-ataque. Disse, também, que “o inimigo vai pagar um preço ainda sem precedentes”.
Prime Minister Benjamin Netanyahu:
"Citizens of Israel,
We are at war, not in an operation or in rounds, but at war. This morning, Hamas launched a murderous surprise attack against the State of Israel and its citizens. We have been in this since the early morning hours. pic.twitter.com/C7YQUviItR— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) October 7, 2023
O ataque
O braço armado do Hamas anunciou neste sábado que lançou a operação “Dilúvio de Al Aqsa” contra Israel e procedeu ao lançamento de milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza.
O exército israelense disse que milicianos palestinos conseguiram se infiltrar com a ajuda de parapentes, e os serviços de emergência relataram até agora ao menos 40 mortes em confrontos em solo israelense.
As forças israelenses também lançaram operações aéreas contra alvos do Hamas em Gaza.
[Com informações de Itatiaia]