Verme tóxico visto pela última vez em 1999 no Brasil, reaparece em MG

Na cidade de Pedro Leopoldo, que fica na região da Grande Belo Horizonte, em Minas gerais, foi encontrada uma espécie de verme rara e venenosa, é o Cabeça-de-Martelo.

O verme já foi encontrado em áreas de mata, mas nunca tinha aparecido em zona urbana. As fortes chuvas que cairam na região nos últimos dias podem ter carregado o Cabeça-de-Martelo para a cidade, o que assustou moradores.

O animal tem o corpo achatado e a cabeça tem o formato de uma pá. Sua origem é asiática e é encontrado nos Estados Unidos e Europa. No Brasil existem apenas dois registros de aparição do verme, foi em 1978 e em 1999, mas nas duas ocasiões ele estava em áreas de floresta.

Segundo especialistas o verme pode causar riscos para animais e até mesmo seres humanos, pois ele solta uma substância (muco) que é neurotóxica, assim sendo se algum animal, como gatos e cachorros, vierem a engolir o verme podem ter algum tipo de reação como desnorteamento, e crianças se colocarem na boca podem ter algum disturbio cerebral. Os especialistas também recomendam fazer uma boa limpeza onde o verme apareceu, usando luvas ou sacolas para não ter contato direto com as mãos e jogar sal.

Uma equipe da prefeitura esteve no local e recolheu amostras para serem análisadas. Não é possível afirmar como este verme chegou a Pedro Leopoldo, mas a região é dotada de cavernas, grutas e quinze sítios arqueológicos.

 

[ Com informações do R7.com]